domingo, 29 de agosto de 2010

Natureza, essa sacana

Eu queria ter feito um monte de coisas na semana que passou. Queria ter rendido mais no trabalho, ter lido o meu livro que jaz empacado, queria ter feito pelo menos uns 2 posts. Queria. Mas fui atropelada por uma TPM horrorosa. Uma das piores da minha vida.

Eu não costumo sofrer muito com TPM. O normal são uns 2 ou 3 dias meio resmungona, uma barra de chocolate devorada sem dó em algum momento, um pouco de enxaqueca na véspera (nada que um analgésico não resolva), e um pouco de cólica no dia que a menstruação chega. Mas notem só: sofrer pouco já é um conjunto de sintomas desagradáveis. Eles não chegam a paralizar minha vida, só tornam as coisas mais lentas um pouco, essa é minha referência pra dizer que é leve. Há meses até em que as coisas são bem tranquilas, e eu só lembro que vou ficar menstruada por conta de um outro sintoma que eu não mencionei acima: gases. Daí que eu arroto (desculpem as mais sensíveis), penso "nossa, o que eu comi pra arrotar assim?", e lembro que vou ficar menstruada dali há dois dias.

Já este mês a coisa foi punk-hardcore. Achei que eu não chegaria empregada e casada até o final da semana. Pra manter o casamento, fiquei sem falar com o marido dois dias, porque eu estava irritada por uma coisa pequena, mas sabia que se eu o abordasse, ia superdimensionar e me arrepender depois. Então, eu tenho a vantagem de ter essa lucidez, pelo menos. Eu sei que não estou no meu estado normal. O que não significa conseguir reverter isso, em absoluto. E o trabalho? Já falei que eu não amo de paixão meu trabalho, mas ele é ok. Essa semana fiquei o tempo todo pensando "deu. deu muito. não aguento mais essa merda, vou fugir daqui agora, etc". Na quarta-feira foi o auge. Às 4 da tarde eu queria morrer. Não tô exagerando, eu realmente queria morrer pra parar de sofrer. E tenho uma amiga querida que sofre horrores com TPM. Todo mês fica mais de 10 dias bem mal. Toma até antidepressivo, uma coisa horrorosa. Vem a menstruação e ela melhora. Na quarta eu mandei um e-mail pra ela dizendo que ela merece ser canonizada, porque não sei se suportaria, todo mês, uma semana ou mais, me sentindo como estava na quarta-feira.

Passada a crise, fiquei pensando na carga de sofrimento que nos é imposta pela natureza. Porque isso não é social. O estresse pode até ser piorado pelo estilo de vida e tal. Mas quem não tem nada de TPM também fica dias ali, sangrando. E pra que isso nos serve? A nós mulheres, como indivíduos, nada. Serve à reprodução da espécie. Se eu não tiver filhos, nada disso terá me valido de nada. Daí a religião teve que inventar a Eva, pra justificar essa injustiça natural. Porque a religiao também serve pra isso, justificar o injustificável. E toda a mitologia que constroem sobre o nosso corpo. Tipo, o útero. Não tem outra função a não ser abrigar um bebê. Minha mãe teve de tirá-lo há alguns anos. E o médico preocupado que ela não ficasse ouvindo conversa de que "você vai sentir um vazio", "vai ficar fria", porque não tem absolutamente nada a ver. E ela já tinha dois filhos, não ia ter outros, e tirou, não faz falta alguma. Fora o momento da reprodução, o útero é como o apêndice, só serve pra te dar problema.

Conversei com o marido depois. Ele no começo ficou preocupado, depois bem sensibilizado. E é chato, porque eu agradeço a ele pela paciência, claro, mas me revolto porque não fui eu que exigi essa paciência dele. Não foi voluntário, em absoluto. Eu não escolhi negligenciá-lo a semana toda. Eu tava lá, sofrendo, querendo morrer.

Passou. Sexta a gente ficou discutindo sobre os medicamentos, a discussão do livro da Preciado. Porque eu parei de tomar pílula, um pouco pra desintoxicar o organismo de hormônios. E, sem ela, parece que tudo piora um pouco. Na adolescência, eu cheguei a desmaiar de tanta dor por conta das cólicas. Acreditem, eu sou uma mulher durona e resistente, pra eu desabar é porque a coisa tá muito feia. Fiz vários exames, nada de errado comigo. Dores horrorosas mesmo estando saudável. Minhas cólicas incapacitantes só melhoraram depois da pílula (hoje a dor é leve, mesmo sem tomar pílula, porque parece que a idade faz diferença nisso). Então eu acho que a gente pode criticar os excessos, mas os remédios são muito úteis. Ficar pregando essa coisa super naturalista é atraso. Eu não quero suportar a dor, quero é uma Neosaldina, porra!

E, bom, a diferença, né? Porque tem que ser levada em conta. Eu tô aí, fazendo um esforço pra entender mais sobre feminismo. E lembrei sobre o debate sobre se vale ou não a pena menstruar. De como eu fico dividida. Porque, por um lado, acho realmente assustador querer suprimir tudo o que parece desagradável. Tem o medo da intolerância: se a possibilidade de não menstruar se generaliza, temo uma menor tolerância ao sofrimento de quem, legitimamente, escolhe continuar menstruando. Por outro lado, que semana de merda eu tive. A natureza tá me devendo uma, onde eu cobro?

12 comentários:

  1. Eu nunca tive tpm. Estranho muito quando ouço historias como essa, pra mim parece mito. Tive sim, muitas colicas, que continuam ainda, mas bem mais fracas. Então não ligo em ficar menstruada não sabe? Pra mim, tanto faz.

    Engraçado me ouvir dizer isso, pq nos primeiros anos eu odiava ficar menstruada, principalmente por causa da natacao, e eu nadava todos os dias. E menstruei cedo demais, com 11 anos. Hoje penso como eu era boba por não ter usado absorvente interno. Sabe como é, menina não pode usar o.b. pra não arriscar a virgindade. Oh céus!!!

    ResponderExcluir
  2. "Porque a religiao também serve pra isso, justificar o injustificável."
    Caraca, texto perfeito! Eu tenho tpm só que é fora de época. (?) Quando menstruo mesmo, não sinto nadinha de nada e só me dou conta que estou naqueles dias quando o sangue aparece. Nisso ao menos posso crêr que sou uma excessão, já que ouço relatos de minhas amigas que sofrem muito com cólicas e fico até envergonhada de não sofrer o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa como te entendo, porque assim como a Jaquee eu também tinha TPM fora de época, eram uns 15 dias de irritação e depressão antes e mais 10 dias de fluxo itenso e muita dor, e que me deixava tensa o tempo todo porque cheguei num ponto que nem absorvente noturno estava dando jeito e pensei seriamente em usar fraldas geriátricas. E o médico dizendo que era normal, até que me cansei e tentei uma médica, de cara ela já sacou que eu tinha miomas no útero que causavam o dilúvio e as fortes dores. Agora tomo um remédio que interrompe a menstruação e com isso diminui os miomas e nunca mais tive problemas com dores, depressão ou vazamentos constrangedores. Respeito quem quer ser mais natural, mas no meu caso não tem jeito, se eu parar a medicação volta tudo novamente, e agora os comprimidos têm uma dosagem menor de hormônios, então pretendo toma-los até a menopausa.

    ResponderExcluir
  4. Amanda,

    Te juro que não é mito. O Poletergeist que viveu minha vida essa semana não sou eu. Li em algum lugar que as cólicas tendem a ficar mais fracas, que estão relacionadas ao tamanho do útero na adolescência. E a TPM, pelo menos comigo, foi o inverso: não sentia nenhuma irritação quando era novinha. Ah, e eu também era da turma que não usava ob porque não pode e etc. Bobagem isso, nossa. E que bom que a sua relação com a menstruação é tranquila. Como eu contei, a minha, no geral, é pacífica também. Dei muito azar este mês.

    Jacquee,

    Não se sinta envergonhada. Se sinta feliz, por favor!

    Ashen,

    Uma das coisas que eu estou estranhando de parar a pílula é voltar a ter fluxos do tipo "tenho-que-correr-ao-banheiro". E já cheguei a dormir com absorvente interno e comum ao mesmo tempo. Mas com a pílula eu estranho um pouco a quase ausência de fluxo. Comprei 4 pacotes de absorvente numa promoção e eles duraram mais de 6 meses. Sei lá. Como ainda não decidi se quero ou não ter filhos, tendo a me preocupar com a minha fertilidade a longo prazo. E, olha total respeito a sua situação. Mané ficar sofrendo só pra ser natureba. Isso pra mim esta fora de cogitação.

    ResponderExcluir
  5. Eu sofro de enxaquecas homéricas na TPM. Já tentei mudar de pílula, mas como tenho ovários policísticos tive que escolher a menos pior. Não posso colocar o DIU pq meu útero não tem tamanho (oh merda!), só depois que (se) eu tiver filho. Eu acho que devemos mandar as queixas para os laboratórios e pesquisadores na área de reprodução humana. Se fossem os homens a ter TPM os anticoncepcionais estariam muito mais avançados.

    ResponderExcluir
  6. Por essas e outras que acho que a pílula anticoncepcional foi a melhor invenção da humanidade. Também tinha cólicas horríveis, me sentia desanimada, triste, enjoada, um inferno... Desde que comecei a tomar pílulas, tudo isso acabou, menstruo uns dois dias sem ter nenhum sintoma (de vez em quando uma dorzinha de leve, mas nada que não passe com um remedinho qualquer) e quando cismo todo meses seguidos pra não menstruar... Sou a favor que mulheres que tem um período menstrual difícil, façam o mesmo, acho que não faz sentido sofrer se a gente tem coisas disponíveis pra evitar tudo isso...

    O que é engraçado é que mulher passa por isso todo mês (mas tem muitas sortudas que dizem não ter nada) e homens é que são chamados de sexo forte... Alguém consegue imaginar um homem fortão tolerando uma dor parecida como uma cólica menstrual forte ou mesmo um parto, sem chorar muito e pedir pra morrer, fazendo muito mais drama que qualquer mulher faria?? Eu não, rsrsrs...

    Bjus e melhoras!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu parei de menstruar e não me arrependo. Do jeito que eu entendo, menstruar é uma prova da minha fertilidade, a natureza me dizendo que eu posso ter filhos. Bom, eu não quero, e aí? Tenho que sofrer todo mês? Parei.

    E acho que essa hipotética cobrança "caso isso se generalize" tá longe de acontecer. Eu por exemplo não conto pra muita gente que parei de menstruar, porque qdo conto enfrento super bateria de perguntas e me vejo sempre tendo que me justificar.

    TPM nunca tive, era só o incômodo físico mesmo (crises de gases? \o. Tinha mês que era difícil andar ereta). Mas daí eu tenho baixa resistência a dor e aversão a medicamentos...como faz? Pois é.

    ResponderExcluir
  8. Drixz,

    Não tinha pensado nesse ponto de vista, de que se fosse um mal masculino, talvez estivesse resolvido. Acho que você pode ter razão, sim.

    Laurinha,

    Eu tenho TPM inclusive tomando pílula, ela só é mais leve. Eu acho a pílula sensacional mesmo, mas acho que, tratando-se de um medicamento que existe há tanto tempo, podia ter menos efeitos colaterais. Como eu já contei aqui, minhas varizes foram pioradas por ela, então eu sei que há vários contras, embora os prós ainda sejam maioria. E sobre a questão da força, o que os homens tem mais, no geral, é a força de potência. Só que mulheres são mais resistentes, acho. Resistência é uma força. Eu não tenho dúvida de que a maior parte dos homens não daria conta de fazer o que eu sou capaz de fazer com cólica.

    Dani,

    Olha, entendo bem o seu ponto. Minhas cólicas já foram tão violentas uma época que se eu pudesse tirar o meu útero, se algum médico topasse fazer isso numa mulher tão nova, eu teria feito sem pensar. Não ter filhos mas não ter dores nunca mais seria uma opção bem fácil pra mim. Hoje dói menos e a irritação vem com ou sem hormônios. E os filhos não são uma decisão tomada na minha vida ainda, então fico entre a cruz e a espada mesmo. Só faço um aparte no seu comentário quando você diz que parou de menstruar porque tem resistência a dor e aversão a medicamentos. Se você toma hormônio pra não menstrurar, tá se medicando também, ué. Mas acho uma escolha da mais legítimas. Ninguém tem que ficar sofrendo mesmo. E certa você em não divulgar. A vida é sua, o corpo é seu, uma merda ficar dando satisfações, justamente porque as pessoas muitas vezes não tem curiosidade, elas tem uma idéia formada sobre o assunto e querem te encostar na parede.

    ResponderExcluir
  9. Ai Iara! "Vendo" você falar assim só lembro de uma amiga minha. =\ Ela sofre com dores tanto quanto você. Todo mês ela "bate ponto" no hospital. Outro dia teve que ser carregada por não conseguir sequer andar. Eu, por ex, mal tenho cólica. Tenho no primeiro dia, suportavelmente, e só. A única coisa é que, às vezes, mais frequentemente, o meu fluxo sanguíneo é "intenso", mas fora isso, não "sofro". Devo ficar um pouco mais irritada do que o normal apenas. E, menos mal, né?! Porque meu ovário é policístico, eu menstruei "tarde" (aos 14 anos) e pra completar minha menstruação era irregular no que resultou em um rosto recheado de espinhas e das grandes. Foi uma época muito difícil pra mim. Não sabia eu o que era "auto-estima". Hoje quando minha menstruação vem, é uma "alegria" pra mim. Não literalmente, mas é então um "alívio", porque a ausência dela me custou caro.(Você me deu uma ótima ideia! Farei até um poste sobre isso qualquer dia desses. UAHSUAHSUAHUHS)
    Mas enfim, não lembro quem me falou, mas quando você tiver com muita dor, deite no chão sem travesseiro, sem nada. Uma vez uma amiga minha fez isso e amenizou a dor dela. Bom... não custa nada tentar, né?! Agora deite e demore um tempinho... vê se em você causa algum efeito. Espero que sim e melhoras, flor!

    ResponderExcluir
  10. eu sou tao chata que eh dificil saber se eu tenho tpm ou nao hahahaha alias, essa de tpm de ficar de mal humor eu nao sei, juro. eu sou chata mesmo (ok, parece que tou falando orgulhosa, mas eh que... neh? tenho que aceitar a natureza). mas a tpm de choro e berro, uh, meu deus, essa eu tenho e eh daquelas brutais! normalmente eu tambem sou chorona, mas quando tou na tpm, choro por tudo. se vejo um cachorro andando na rua, se vou correr, se como pao, se vejo propaganda de carro etc. ontem mesmo: fui correr ouvindo uma musica que eu adoro, bem alegre e desatei no choro. isso eh foda, a pessoa fica parecendo uma idiota, o tempo todo.

    acho que a mae natureza teve peninha de mim e ao menos me livrou dessa coisa chamada colica. sei nem o que eh. menstruei com QUINZE anos (minha tia, com 17, veja soh que familia atrasada) e, olha, apesar de tah curiosa pra saber como era, dei gracas a deus, porque minhas amigas menstruavam aos 09. isso eh justo? crianças sangrando. eh nao. maldade. interromper a barbie pra trocar absorvente.

    o caso eh que: eu me sentia super mulher a cada menstruacao. soh faltava montar altar pro absorvente e cantar hinos ao sangue de cada mes. eu ficava super encantada com tudo aquilo. e olha, isso durou uns dois anos, viu. adorava. dai a vida sexual começou (pois eh, tambem atrasada) e eu comecei a odiar esse sangue imbecil todo mes. fim.

    ResponderExcluir
  11. Glória,

    Acho que você entendeu errado, mulher! Volta lá, eu contei que minha cólicas são muito leves. Meu problema é o desequilíbrio emocional, e esse não tem remédio nem chazinho que dê conta...

    Luci,

    Não tinha pensado nessa crueldade que é meninas que menstruarem tão cedo, você tem razão. A minha não começou nem cedo nem tarde, faltavam algumas semanas pra eu completar 12 anos, então o "timing" nunca foi um ponto. Entendo total você ficar entusiasmada no começo, acho que eu também ficava. Mas depois, né? A gente só comemora quando desconfia que possa estar grávida. Daí fica alivida quando vem, mas louca pra ela ir embora de novo. Enfim...

    ResponderExcluir
  12. Ah Iara! De fato, eu li errado. ¬¬ AUHSUAHSUHUAHS Aliás, entendi.

    ResponderExcluir