sábado, 17 de abril de 2010

Sobre leituras II

Como eu já disse aqui, a lista do que deveria ter lido é gigantesca. E só aumenta. Se um dia eu escrever que estou entediada é porque não tem livro por perto, porque coisas pra ler não faltam nunca. E aí eu comecei a pós, aos sábados, o dia todo (eu deveria estar dormindo, porque amanhã acordo cedo). E o tema é meio Economia, meio Urbanismo. E, oi? Não sei nada sobre nada disso. Só lendo pra correr atrás. E mês passado foi meu aniversário. Minhas amigas que já sabiam do meu interesse pelo feminismo resolveram me presentear com livros sobre o tema (é, minhas amigas são legais). Lógico que ninguém quer que eu leia semana que vem, mas acho meio chato ganhar um livro e não voltar pra contar pra pessoa suas impressões. Então é isso. Trabalho 8 horas por dia, academia pra consertar o joelho podre (é isso ou a fisioterapia, não tenho muita escolha), pós (e sua respectiva monografia), marido, amigos (meus e dele), família (minha e dele) e livros. Claro, e Copa do Mundo pra eu passar um mês só pensando em futebol e dispersar completamente. E um blog que eu tento atualizar de vez em quando. Depois tem gente que me pergunta quando eu vou ter filhos. Humpf!

Então a lista atual das coisas que eu gostaria de ler nos próximos dois meses, mas que vou me sentir realizada se conseguir dar conta este ano ainda, está assim:

Para a pós:

- O que é cidade? Raquel Rolnik – segundo o coordenador do curso, leitura básica para os ignorantes em urbanismo;
- Formação Ecônomica do Brasil, Celso Furtado – pra entender minimamente Economia;
- Formação do Brasil Contemporâneo, Caio Prado Júnior – idem idem.

Isso fora os textos avulsos, que a gente copia, e são muitos, claro. E a bibliografia específica para o meu trabalho, que eu ainda nem fui atrás. E não, isso não é a bibliografia mínima. O mínimo do mínimo ainda incluiria a Era dos Extremos, do Hobsbawm, mas eu sei que não vai rolar agora.

Sobre feminismo:

- Le conflit – la femme et la mère, Elisabeth Badinter. Lembram do livro que a Amanda postou aqui? Foi por conta dessa discussão que eu conheci o blog dela. E mandei um link para Ma, uma amiga que além de morar na França, acabou de ser mãe. Ela achou interessante e resolveu me mandar o livro de lá, porque ela sempre me manda presentes e acha que nunca ainda não me estragou o suficiente;
- Testo Yonqui, Beatriz Preciado. Imaginem uma intelectual que resolver se auto ministrar testosterona e, ao mesmo tempo em que relata as reações do hormônio em seu corpo, faz uma análise de questões de gênero? Presente da amiga, Fe, que anunciou assim "Iarinha, trouxe uma bomba pra você de Barcelona!";
- Backlash, Susan Faludi. A Lud que colocou o link para baixar de graça lá no blog dela. Eu baixei e deixei na área de trabalho do computador. E ele fica aqui, olhando pra minha cara todo dia. Li só a introdução e tô esperando a brecha pra ler o resto.

Diversos e aleatórios:

- Disgrace, JM. Coetzee. Não li nada dele ainda e morro de curiosidade. Sei lá porque resolvi começar com esse;
- A elegância do ouriço, Muriel Barbery. Em dois dias, vi duas referências a este livro do qual eu nunca tinha falando até então. Uma no formspring da Mari, dizendo que tinha gostado (nem te falei sobre isso ontem, Mari) e uma amiga com quem conversei no msn me contou que tinha lido e se lembrou de mim. Bastou pra pulga da curiosidade picar.

Factível ler isso em 2 meses, alguém pode dizer. Eu também acho, dá 1 por semana só. O que me angustia é que eu acho que não vai ser factível pra mim de jeito nenhum. Ó, vida.

4 comentários:

  1. vi teu primeiro post e posso dizer a mesma coisa: acabei saindo da universidade sem ter lido alguns classicos, coisas que os professores sempre diziam "historiador que nao leu isso nao merece o diploma". pois bem, entao acho que eu mereço somente 1/5 do meu diplominha.

    eh porque leitura eh foda. as vezes eu olho pra minha estante e vejo que eu tenho tanta coisa pra ler que eu acabo nao lendo nada :D

    mas agora toruxe uns livros do brasil e vou deixar de dar desculpinha (eu sei que eu preciso ler o petit nicolas pro meu frances começar a andar, mas ler SOMENTE o petit nicols da nos nervos). vamos ver no que vai dar.

    por coincidencia, acabei de imprimir uns pdfs sobre feminismo, 30min antes de acessar esse post! bom, chega de blog, mas aos pdfs!

    ResponderExcluir
  2. Nem fala. Estou terminando a faculdade de Letras e tem tanta coisa que deixei pra trás... Vamos ver se quando começar um mestrado leio pelo menos um terço do que quero e do que preciso ler...

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Também estou cheia de leituras para fazer! Mas não sei, esse ano estou num clima bem devagar e queria ler bem mais. Sabe aquela vontade de devorar um livro e quando você o pega o desejo passa? Pois é, estou assim.

    No mais, também tenho um artigo pra escrever e escolhi um tema que bem...exige leitura. E eu, tô aqui, proletando...só li um livro (ou mini livro) sobre isso, e claro, não tô escrevendo muito bem.

    Enfim, hoje li um pouco de um livro aí e de noite, quero ler Equador (que sou apaixonada)

    Ok, falei muito de mim. No mais, só pra dizer que você não está sozinha...e tente arranjar os dois focos de leitura. O acadêmico e o 'pra diversão' :))

    Sorte, né? Sorte!

    =**

    ResponderExcluir
  4. Meninas,

    Já é a segunda vez que escrevo sobre isso e me sinto aliviada quando o faço, sabe? Manjam grupo de apoio? Pois é. "Meu nome é Iara e eu me formei em Letras sem ler 'Formação da Literatura Brasileira'". "Meu nome é Luci e eu me formei em história lendo muito menos do que deveria". "O meu é Laura e eu vou indo pelo mesmo caminho da Iara". "Meu nome é Melina e eu nem sempre tenho vontade de ler". Isso aí, gente. Nunca dá pra ler tudo. A gente faz o que pode. Só não vale fazer careta quando alguém contar que não leu alguma coisa, tá? (Um professor da faculdade fez careta quando um colega confessou, no último ano do curso, que só tinha lido "Grande Sertão: Veredas" nas férias anteriores).

    ResponderExcluir