quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dia de amar seu corpo

A Haline fez esse post bacana ontem. E hoje eu descobri isso. E putz, justamente este é um assunto que me interessa muito.

O fato é que eu tenho uma amiga queridíssima que tem distúrbios alimentares. Já esteve internada, toma antidepressivo há anos. Quando eu a conheci ela estava melhor, mas recentemente teve uma recaída. E uma amiga comum nossa é psicóloga. Não quer mais clinicar, mas não consegue evitar ajudar amigas em apuros. Daí um dia a Má pediu para a Fá fazer uma relação de todas as idéias que ela associava a “gorda”. O resultado foi uma lista bem grande, mas eu só me lembro de alguns termos:

- Feia;
- Fracassada;
- Não-amada;
- Frustrada;
- Menor;
- Infeliz;

Enfim, todos depreciativos. Só que essa relação não é fruto da mente doente de algumas mulheres anoréxicas. Elas não inventaram isso, assim, do nada. O delírio delas é se enxergarem gordas quando não estão, mas a associação da gordura com tudo o que há de negativo tá aí, pronta. O curioso é que a Fá, sofrendo tanto, é uma das minhas amigas mais bonitas. E é muito mais magra do que eu e a Má. A Fá não está deprimida porque se acha gorda. A relação é inversa, a baixa auto-estima e a depressão a fazem ter uma imagem distorcida de si mesma. O caso dela é patológico, ela sabe, e se trata.

Casos como o da minha amiga são cada vez mais numerosos, mas ainda são exceção, felizmente. Mas o que é assustador é que, ainda que em menor intensidade, esse sofrimento pela não aceitação da auto-imagem é uma epidemia, principalmente entre as mulheres.

Eu entendo muito o corpo como a representação do que eu sou, mas não o que eu sou. Ele materializa a minha identidade. Então, é o mais óbvio jogar para o corpo todas as nossas frustrações. O corpo é superfície e ele pode ser “consertado”. A gente estica, puxa, se mutila, e, no extremo, corrige a foto no photoshop depois.

Mas, de novo, a nós não somos nossos corpos. E quem deposita toda a auto-estima no corpo tende se frustrar, porque ele, sozinho, não determina uma vida. Lógico que se ser gorda demais te traz problemas de saúde, sua imagem está impactando na sua vida de maneira prática. Sofrer bullying por conta da aparência também impacta bastante (eu sofri). Ainda assim dificilmente bulling e colesterol alto vão ser a essência da existência de alguém.

Então eu estou um bom tanto acima do peso. E tenho os dentes separados. E varizes, desde adolescência. E uma pele luxuosa, praticamente um pêssego, além de olhos grandes e expresssivos. E tudo isso é parte de mim, mas não me resume. Porque eu sou amiga da Má e da Fá (e de mais uma porção de gente bacana), fiz Letras, tenho “quase 30 anos”, trabalho numa empresa de tecnologia, gosto de cozinhar, leio blogs feministas, de culinária e de maquiagem, corintiana casada com um palmeirense (que acabou de desligar a televisão porque não suportou ver seu time tomar o segundo gol do Santo André) e já fui a Helsinki (em fevereiro, pra ser mais divertido). Pra quem eventualmente passar por aqui e ler este post, a minha imagem não terá a menor importância porque muito provavelmente, se fosse magra, de dentes certinhos e rosto cheio de espinhas, seria diferente fisicamente, mas ainda seria a Iara. Eu sou minhas experiências. E meu corpo é protagonista da minha vida em alguns momentos, é claro, mas em outros ele é mera ferramenta.

Com essa lucidez, eu quero perder uns 10 kg, mas ainda assim, “meigordinha”, sou bonita, feliz, bem-amada, realizada em algumas coisas - em outras nem tanto; recuso todos os termos que minha amiga atribui automaticamente a esses quilos a mais. Pra sorte minha, não encaro a ausência de perfeição estética do meu corpo como questão existencial. Pela felicidade da minha amiga, e de mulheres que sofrem como ela, torço pra que mais mulheres consigam se enxergar além de seus corpos. E claro, olharem pra si mesmas com mais amor e menos rigidez.

2 comentários:

  1. Iara...meu, eu adoro te ler...

    Amei TODOS os posts que li sobre corpos esses dias atrás...Alguns tão reflexivos, outros tão individuais.

    Uma coisa é fato: Está havendo um deslocamento do EU para o MEU CORPO; mas também acredito que isso são consequências de um pós-modernismo que preza o gozo e o prazer imediato. Já o peso sobre as mulheres é infinitamente maior, claro, por conta do machismo que impera.

    Tem algum tempo que postei essa citação lá no Barata:

    'Destituídos os ideais dirigidos ao futuro, e tendo o consumo se tornado o principal ideal pós-moderno, restam os “corpos pulsionais tomados pelo excesso, corpos fundidos no sonho dos outros”.
    O retorno narcísico ao corpo relaciona-se à desintegração da vida coletiva e à manipulação da subjetividade, o que Maria Inês Assumpção Fernandes chamou de narcisismo expandido e interioridade confiscada. Freud destacou a função protetora que os laços sociais têm. A fragilização destes laços nos lança novamente aos domínios do auto-erotismo. O que nos resta é o gozo, já que as palavras são cada vez mais deixadas de lado; no lugar do símbolo, da metáfora, a imagem."

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muuuito obrigada pelo elogio. Tão importante pra mim, você não tem idéia!

    Também gosto muito do seu blog!

    Interessante a sua citação. Acho que uma vez li algo a respeito também, de que nessa de culto ao corpo, a gente foca a atenção no nosso corpo, e não o compartilha com o outro. Enquanto o tesão deveria ser conhecer e explorar o corpo alheio, a gente fica centrado no nosso. Fico pensando que quem só transa de luz apagada pra esconder a celulite (e eu conheço muita gente assim), perde a oportunidade de admirar o corpo do parceiro. E o "admirar" aí não tem nada a ver com perfeição, mas como parte do espetáculo pros sentidos que é o sexo. Não que com a luz apagada não seja bacana também, mas só transar assim é abrir mão de parte da experiência, eu acho.

    ResponderExcluir