segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A posse da presidenta

Por onde começar? Foi tudo tão lindo! Primeiro, porque eu tava morrendo de ansiedade por encontrar gente que eu só conhecia pela internet. Não que isso seja tão novidade assim na minha vida, mas, né? Toda uma situação especial. Mulheres que eu aprendi a respeitar sem conhecer. E não poderia ter sido mais legal nesse aspecto. Abraços apertado e sorrisos generosos de gente que parecia amiga de longa data.

Mas vamos ao evento. O clima era lindo. Povo tirando foto com bandeira e camiseta da campanha já no aeroporto de Congonhas. No aeroporto, conhecemos uma moça que, numa demonstração de orgulho democrático do qual assumo ser incapaz, disse que não tinha votado na Dilma, mas estava indo assistir à posse por que afinal de contas “ela seria presidenta de todo mundo”. Chegando à Brasília enfim, um inferno pra quem não gosta de “petista” (leia-se todos aqueles que acham que, se votou no PT, é petista automaticamente, e isso é péssimo). Muita gente animada pra festa.

Eu sei que ao chegar na Esplanada dos Ministérios no sábado meus olhos já se encheram d'água. Vi uma moça com uma camiseta escrito “lugar de mulher é na presidência” (tem foto dessa moça aqui). E caiu a ficha legal, de que aquele era um momento histórico, que com certeza ia marcar a minha vida e a de milhões de brasileiros e de brasileiras (das últimas especialmente, claro). A Esplanada estava decorada com Banners que lembravam grande mulheres da nossa história. Nós éramos as protagonistas, isso estava claro.

Bom, a frustração maior é porque a chuva mais forte caiu 2 minutos antes dela passar de carro aberto a 3 metros de onde estávamos. Nos molhamos horrores e só vi a mão da presidenta acenando do lado de fora do carro. Ok, faz parte. Depois, fomos pra frente do Palácio do Planalto. E eu cai no choro pesado quando o Sarney disse “declaro empossada a presidenta”. E eu chorei durante o hino nacional. Vergonha de contar, parece um ufanismo à la Galvão Bueno, mas eu pensei em tanta coisa. Lembrei que o meu pai foi torturado, como ela. Lembrei do quanto esse país já melhorou, do quanto somos mais democráticos, da infância inteira ouvindo que somos o país do futuro e, olha lá, eu tenho 30 anos, o futuro chegou, e é esse momento tão cheio de esperança. E quando eu tava quase com os olhos secos, ouvi uma senhora do meu lado dizer que ela seria “uma babaca” se não fosse assistir a posse, porque ela achava que só as netas ou bisnetas veriam uma mulher presidente, um dia. Daí acontece de ser uma mulher da idade dela, e de esquerda, ela tinha que testemunhar. Voltei a chorar.

Havia toda a ansiedade pela despedida do Lula. Mas ele, generoso que só, se esforçou pra não ofuscar a estrela do dia. Foi lindo ver ele descer a rampa e, silencioso, se juntar a galera.

Bom, depois fomos com o povo comemorar. Fechamos um boteco, depois fechamos o segundo (nem foi uma super noitada, os bares lá fecham cedo). Em algum momento da noite descobrimos que a Maria Frô não iria se juntar a nós porque ela era rycah e conseguiu entrar na festa oficial no Itamaraty. E eu não tive inveja porque sou um ser evoluído (mentchira). Mas, voltando ao boteco, chamou a atenção o clima da nossa mesa. Os poucos homens num confortável papel de coadjuvantes. A festa era nossa, e eles estavam felizes pelo país e também por verem suas companheiras tão felizes juntas. O que me faz dizer a você, moça solteira a procura de companhia masculina: não se satisfaça com qualquer pão com ovo machistinha. Tem homem bacana por aí. É difícil de encontrar, mas você é brasileira e não desiste nunca, certo?

Enfim, o que mais posso contar, gente? Só que eu fiquei muito feliz, mesmo. Valeu demais a grana, o tempo, o desconforto da chuva, os tênis até agora sujos de lama e o medão de pousar em Congonhas em noite de chuva. Valeu tudo, valeu muito. Agora é torcer muito pra que ela seja bem sucedida na árdua tarefa de suceder a um dos líderes mais populares do mundo. Trabalho duro, mas né? Eu boto fé. Vocês não? ;-)

Bom, as fotos:




Eu não gosto de por fotos minhas aqui, mas a ocasião merece. Várias blogueiras e "arrobas" famosas e eu. Sou a sem capa, da direita "toda molhadinha".

10 comentários:

  1. Não sou petista militante, votei na Marina no primeiro turno, não sou denfensora do feminismo nem nada, mas me emocionei em vários momentos vendo pela TV.
    Podem falar o que for, mas ver a Dilma lá, colocando toda a questão política de lado, representa um avanço e tanto para nós nesse país machista. Só por isso eu fico feliz :)
    Lendo seu post, me senti um pouco lá, vendo tudo ao vivo. Adorei!
    Beijos amiga, Lu

    ResponderExcluir
  2. Foi lindo não foi?
    Eu fico pensando no quanto a minha (sua, nossa, de todos) história está ficando recheada de fatos incríveis vivenciados e que serão relembrados pra sempre.

    ResponderExcluir
  3. Foi bom demais da conta, né? Eu e Ricardo chegamos aqui no domingo tão alegres, tão empolgados com tudo, que só fomos conseguir dormir lá pelas 2 da madrugada. Um clima gostoso, cheio de esperança e sonho.

    Curti tanto ver aquelas pessoas tão diferentes, de movimentos sociais, de classe média, dos cafundós de um Brasil que eu não conheço, todo mundo junto e misturado comemorando.

    E preciso repetir que foi realmente um prazer conhecer você e o Daniel. Te falei aquele dia que gosto muito do que você escreve, e foi ótimo ver que, ao vivo, você é uma pessoa tão bacana. Espero que a gente possa se encontrar de novo =)

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana!! Não pude nem acompanhar pela TV, uma pena. Poxa, essa fotinho bem que merecia uma legenda, né? Queria saber quem é quem. So reconheci você, a Semiramis e o marido.

    ResponderExcluir
  5. Amanda, vou ajudar com a legenda...rs.

    Começando da esquerda, em pé:
    Érika - @inquietudine - http://inquietudine.wordpress.com
    Túlio
    Cynthia
    Amiga da @srtabia que eu não sei quem é
    Mary W - @com_disfarce - http://beauvoriana2.zip.net
    Eu - @deborahleao - http://arealidadelouca.wordpress.com
    Haline - @halines - http://halinices.blogspot.com
    Iara

    Agachadinhas:
    Srta. Bia - @srtabia - http://srtabia.com
    Maria Fro - @maria_fro - http://mariafro.com.br
    Lídia

    É isso aí, tudo gente finíssima.

    ResponderExcluir
  6. Ai que bacana, Iara! Queria eu ter estado com você e com as 30 milhões de pessoas que foram ver de pertinho esse momento histórico e de grande alegria. Chorei vendo do lado de cá e fiquei emotiva lendo seu relato tão... verdadeiro, viu?!
    Adorei essa ideia das fotos espalhadas! Ficou muitíssimo legal! Sem falar nos outros detalhes como a segurança feita por mulheres... Tudo muito propício, num foi?!

    ResponderExcluir
  7. Lu,

    Que bom ver você aqui. \o/ E você pode não se achar feminista, mas uma mulher que vive sua vida de maneira tão plena sem esperar um príncipe encantado, qual você faz, é uma feminista potencial, sim. ;-)

    Ashen,

    Quanta coisa passa pela nossa vida. E, neste momento, penso em quanto coisa linda!

    Deborah,

    Nossa, delícia é pouco. Claro que vamos querer ver vocês de novo, né? Muito boa companhia. Avisem também se tiverem planos de vir a SP. Ah, e valeu pela legenda. ;-)

    Amanda,

    Pena que você não pode acompanhar. E a Doborah, muito gentil, já resolveu o problema.

    Glória,

    Tipo assim, 30 milhões não, né gata? 30 mil. E, ó, foi tudo lindo mesmo. =D

    ResponderExcluir
  8. UAU, que coisa mais linda. fiquei tão emocionada, com tudo, que tô meio abestalhada. e que relato \o/

    ResponderExcluir
  9. Epa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Troquei as bolas! Quer dizer, as letras. UASHUAHSUAHSUHAHS

    ResponderExcluir
  10. Como assim eu não tinha comentado esse post? Estou cho-ca-da comigo mesma. Foi lindo sim. E eu pensei em voc~es quase o tempo todo quando não estava aos prantos. Bjs

    ResponderExcluir