sábado, 15 de janeiro de 2011

Foco

Essa semana fui ao médico e não consegui fugir mais da balança. Tipo assim, falta muito pouco pra eu chegar aos 80kg. Aquele muito pouco que um final de semana mais guloso é o suficiente pra alcançar. E, bom, como da última vez eu não estava tão longe assim dos 80, como minhas saias andam bem apertadas e a pancinha pronunciada, não posso dizer que foi um susto. Mas fiquei pensando que, puxa, eu preciso fazer alguma coisa. Porque isso precisa ter um limite, não posso ficar engordando indefinidamente. E eu li o post lindo da Mary W. Eu não assisto Big Brother, mas adoro os comentários sobre. E a Mary W, como socióloga, detona mesmo. E no post ela fala da perseguição aos gordos, da magrocracia. E eu sempre me pergunto porque eu estou incomodada, já que eu não acredito nesse padrão tão redutor de beleza. Acho que eu tô gordinha sim, mas não acho que eu tô feia. E marido acha que não sou gorda, sou uma gostosa que se acha gorda. E eu tô saudável e tal. Então porque me preocupar?
Pra começar eu preciso lembrar que um dos culpados por eu ter engordado é justamente o padrão modelo de beleza, do manequim 38, por mais contraditório que pareça dizer isso. Sou uma pessoa que sempre usou 42, que sempre esteve por volta do 60 e tanto, e se achava gorda. Mas não era. Qualquer peso abaixo de 70 tá ótimo pra mim (considerando aquela regrinha do IMC, o “normal” pra minha altura seia até 68,5kg). Só que como eu me via como gorda, achava que foda-se, gorda por gorda, vamos comer mais um pedaço de pizza. E oi, eu não era gordinha, mas agora fiquei. Não acho que estou feia assim, mas não me reconheço nas fotografias. Sempre tive pernão, bundão, mas não tinha pança, e os braços eram mais finos. E, bom, tem uma foto minha aí no post anterior, rola um bração agora e tal. Mas puxa, ok. Nem acho que seja grave. Eu poderia assumir o fat pride, “sou gordelícia mesmo e aí?”, e ficar em paz. Tapa na cara da sociedade “magrocrática”. Porque não faço isso?
Porque daí eu lembro o meu problema real, que não tem nada a ver com aparência, que não tem nada a ver com pesar 65kg ou 80kg. Foco. E disciplina. Eu não tenho nenhuma dessas duas coisas. A questão não é quanto eu peso, a questão não é se eu gosto de beber, a questão é que eu preciso ser mais disciplinada pra comer e fazer exercícios. Nada a ver com virar a gostosona, ou com me privar do que eu gosto. Mas a verdade é que “refeições recreativas”, aquelas em que a gente bebe, se diverte, e até abusa um pouco do doce deveriam ser mais raras mesmo, até pra preservarem seu caráter festivo de exceção. Eu diminui a cerveja, mas tava comendo doce todos os dias. Comendo e sabendo que não me faz bem. Ano passado a endócrino me receitou uma reeducação alimentar, então eu já conheço o caminho das pedras. Sei bem que se eu voltar a ter disciplina, posso não voltar a pesar o que eu gostaria, mas imagino que a balança se estabilizará aí nuns 7 ou 8kg menos. Mas o importante, de verdade, é levar um estilo de vida um pouco mais saudável.
Enfim. Eu sou muito ruim com esse negócio de disciplina. Minha vida é uma zona, eu nunca fiz agenda, meu guarda-roupas é uma tristeza de tão zoado, minha bolsa é um mar de papéis sem utilidade e não queira ver a minha mesa de trabalho (sério, minha mesa de trabalho é uma vergonha). Ainda assim, apesar disso tudo, vou levando a vida de maneira mais ou menos bem sucedida. Mas acho que tudo seria muito mais tranquilo se eu fosse mais disciplinada, se eu proscratinasse menos, se eu colocassem coisas em ordem, se eu jogasse papéis velhos fora. Então, nada de listas imensas de planos pra 2011. Muito menos de colocar “perder x quilos” como objetivo. O foco deve ser fazer mais bem feito, com mais capricho, tudo o que eu já faço. Inclusive me alimentar.

15 comentários:

  1. Estou em situação parecida. Ao contrário de vc eu sou super organizada e disciplinada, exceto para alimentação e exercícios porque eu achava que tinha quer ser relaxada em alguma coisa para compensar, mas escolhi os itens errados, resultado: 25kg acima do peso ideal, mas se eu perder 15 já vai ser ótimo, principalmente pro colesterol que está acima do recomendado. Então essa semana mesmo comecei a caminhar/correr no parque, não vai fazer milagres mas a médica disse que em um mês meu colesterol já vai estar normal. Então todo o meu apoio ao o que quer que vc resolva fazer, porque é muito, muito difícil sair do sedentarismo e recusar o último pastel da porção.

    ResponderExcluir
  2. Iara, eu tbm fui assim por muito tempo. Meu armário e minha bolsa ainda são uma zona. Mas qnd comecei a me perder nos meus próprios pensamentos por causa da minha desorganização, resolvi dar um basta. Comecei organizando a papelada (professora bagunceira é problema). Ano passado fui na nutricionista fazer uma reeducação alimentar e perdi uns 8kg. Mas não foi a perda de peso que me agradou, foi comer direito. Nunca mais tive problemas de pele, de prisão de ventre, de nada. Eu como doce, bebo cerveja no final de semana e tudo mais. Mas agora eu não consigo exagerar. Acho que vc vai gostar. Terá mais tempo e ânimo para o que interessa.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Acho que você está coberta de razão, não precisa ficar magrela, é melhor se alimentar com mais qualidade e incluir exercicio na rotina. Vai fundo!

    ResponderExcluir
  4. Ashen,

    Putz, mas sabe que eu nem sou sedentária? Eu não tenho carro, vou pro trabalho de trem, e moro a 1,5km da estação. Chegando na estação de lá, são mais 500m. Quer dizer, eu caminho, obrigatóriamente, 4km por dia só indo pro trabalho. Fora o pilates, que eu dei uma parada. mas desconfio que os últimos 3km tem a ver com a parada no pilates + festas de final de ano. Espero. Meus exames também estão bonitinhos. Mas tem isso que eu tenho que parar: sou sempre a que pega o último pastel da porção. Culpa de uma educação bacana de não desperdiçar nada, mas que eu preciso vencer, porque este radicalismo me faz mal. Bom, boa sorte aí, que tamos juntas.

    Drix,

    Eu já fui secretária de uma equipe de 20 pessoas sendo completamente desorganizada. E funcionava, com direito a elogio a minha eficiência. Então eu acredito que profissionais desorganizados em qualquer área.
    Eu comecei a reeducação alimentar em 2009, mas parei por pura preguiça de ficar pensando em cardápio nutritivo e os lanchinhos durante o dia, que eu não curto mesmo. A única coisa que eu mantive foi o café da manhã bem saudável. Mas eu realmente preciso retomá-la, eu sei disso. Bora lá (a pessoa falando e bebendo cerveja, ô tristeza). Eu tenho que entender que eu já não sou mais adolescente e "disciplina é liberdade", como na música do Legião. Eu sou super avessa à ordem, subversiva mesmo, mas completo 31 em alguma semanas e preciso superar essa rebeldia sem causa.

    Carolina,

    Ficar "magrela" só seria possível se eu ficasse muito doente. Porque pra ser magrela, tipo pesar menos de 60kg, eu teria que perder uns 20kg. Com 12kg menos eu fico bem, mas a quilômetros de distância do padrão capa de revista. E note que eu estou considerando perder só uns 8kg. Vou continuar fofa, talvez nem alcance o IMC 25, mas como eu disse, não pode ser esse o foco. Isso deve ser consequência, não causa.

    ResponderExcluir
  5. Oi, queridoca.

    Bom, eu acho que investir na alimentação saudável é investir numa vida adulta e numa velhice sadias. Vale muito. Sugiro o suco verde de que falei essa semana no blog. Gostoso e vale, para algumas pessoas, por um café da manhã. Se emagrece não sei, mas que faz bem, não tenho dúvida.

    AH, respondi lá: vou terminar de ler o conto essa semana e dou um grito, ok?

    Beijocas
    Rita

    ResponderExcluir
  6. Eu te entendo, Iara. Tipo: Nunca fui gorda até eu ir embora da casa da mamãe. AUSHAUHSUHAUHSUAHSHAH Ok! Não é que eu "fiquei gorda", mas engordei. :~ O povo diz que quando a gente deixa de comer "o pirão" da mãe, emagrece, né!? Eu, pra ser do contra, aumentei o peso. Se eu já me achava gorda pesando meus 56, imagine como estou me sentindo com meus 58. (TENSO!)Eu sempre quis ter curvinhas e tal, mas a única curva que eu tenho tá ficando bem redondinha e eu não tô gostando nenhum pouco disso. AUSHUAHSHSH :/ Se servir como consolo, estamos nessa. Vou cortar bobagens e começar a fazer caminhada! É o jeito antes que meu braço fique "malhado de gordura"... OR!:/

    .: Eu sei, eu sei que meu comentário não tem o pano de fundo da "vida saudável", mas da magocracia... :~ Eu sou complexa com essas coisas de peso, forma, curvas... Droga!:/

    ResponderExcluir
  7. sempre tive no meu peso ideal ate vir pra frança. em um ano, numa maravilhosa dieta à base de chocolate, batata e queijo, engordei oito quilos. aih começa a raiva por ter perdido pelo menos 70% das roupas (que agora nao cabem mais em voce). depois, olhar no espelho, ver fotos suas e perceber mais bochechas do que voce gostaria de ter. e, finalmente, ficar chateada por ter se transformado naquelas meninas nhenhenhé que ficam se olhando no espelho e pensando em dietas. credo. nao sei o que eh pior. sinceramente. nao sei como vou fazer ainda, mas até o verao, eu terei cinco quilos a menos. eu juro. heheheh

    ResponderExcluir
  8. Esse é um assunto espinhoso. Eu teria muitas e muitas coisas pra dizer sobre isso, mas já disse. Enfim, tenho 15 Kg a mais do que tinha a 15 anos atrás. E o mesmo riso fácil. Pra mim tá bom.

    ResponderExcluir
  9. Iara, é realmente uma situação complicada. Eu estava beirando os 87 kilos ano passado, meu pai morreu de enfarto, vc conseguiu visualizar meu futuro? Eu emagreci horrores (uns 12 kilos, desde a última vez que me pesei) e me sinto bem, apesar de querer emagrecer mais. Acho que muitas vezes, é uma questão de saúde e como alguém ai falou, uma velhice que vc não precisa perturbar ninguém e se virar sozinha. O padrão de beleza é uma bosta, mas não podemos deixar isso como "desculpa" e esquecer nossa saúde. Disciplina é tudo, eu ainda não tenho, tô aprendendo a ter... Tudo é aprendizagem, né?
    Beijo!

    Thayz

    ResponderExcluir
  10. Yara, tem o negocio do seu joelho, ne? Eu imagino que alem da reeducacao alimentar e a paradinha no alcool, vc tem que olhar uma atividade fisica que nao va comprometer ainda mais o seu joelho. O meu joelho ta bonito, ta numa nice. Eu ando e o bicho faz barulhinhos ou seja, ta quase na hora de eu parar de fazer Pilates. To lascada.

    Eu tenho uma amiga que perdeu tanto peso com uma nao-dieta, o Vigilantes do Peso. Tu tem saco para ir as reunioes? Pode fazer online tambem. Tem que ser organizada pq acho que tem de anotar o que come e contar pontos etc. Eu tenho horror quando veja a galera falando em dieta pq sempre penso no efeito safona por isso, o Vigilante me pareceu tao mais simples de fazer.

    Eu achei um luxo a foto do 'antes' que vc postou no Twitter. Se aquele peso ali te faz ficar bem, entao maos a obra.

    Um beijo.

    *pessoa com 58 kilos igual a Glorinha estah proibida de vir aqui fazer mimimi de peso, gordices, blah, blah, blah...viu, Glorita?

    ResponderExcluir
  11. Rita,

    Eu achei a idéia do suco excelente, mas não tenho centrífuga e não estou afim de investir em uma agora. Mas eu sou uma pessoa que não bebe refrigerante a ama todos os tipo de suco. Então algo a considerar, no futuro. E sobre a vida adulta e velhice mais sadias, só agora estou começando a me dar conta de que, oi, eu sou adulta e tenho metabolismo de adulta e problemas de saúde de adulta. Tá na hora de começar a me comportar como uma, né? =D


    Glorinha,

    Mari já te respondeu. Pra dividir experiências neste tópico tem que pesar, no mínimo, 60kg. Kkkk! Não, falando sério, se preocupar em manter o peso é importante. Mas olha, não se iluda, dificilmente as pessoas mantém o peso que tinham aos 19 anos. Come direitinho mas não fica encucada porque não vale a pena.

    Luci,

    Perder roupas é a pior parte, porque é uma preocupação muito prática, nada a ver com mimimi, já que não dá pra ficar renovando guarda-roupa. Mas acho que você precisa se equilibrar aí, né? Digo, encontrar uma rotina. Com a fac, a tendência é você estar muito mais ocupada, o que é bom. Não pode é descontar a ansiedade em comida. As coisas se ajeitam, você vai ver.

    Lu Borboleta,

    Olha, meu sorriso continua o mesmo também.Acho que é mais importante que os quilos. Mesmo. =D

    Thayz,

    É por aí. A gente não pode, porque é contra o padrão, chutar o balde geral. Eu não corresponderia ao padrão nem com 15kg menos. Ficaria linda, super saudável, mas ainda "gordinha" para os padrões. Por conta disso eu tenho que desistir de ser saudável? Claro que não. Mas percebo que foi o que aconteceu, eu dei uma super relaxada, pensando que, gorda, por gorda, tudo bem. E não é. Mesma coisa com você. Estes 12kg menos podem ser a medida da sua saúde, né?

    Mari,

    O Pilates eu posso fazer, é só pegar leve qdo o joelho reclamar. Queria nadar, mas não tô encontrando vaga na academia mais acessível pra mim. Olha, Vigilante eu já fiz, e acho uma chatice, pra mim não funciona esse modelo meio auto-ajuda, metas e tal. Sei que são sérios, mas pra mim essa é uma questão minha, não gosto de "coletivizar".
    Sobre a foto no twitter, é importante porque ali eu não estava magra. Tava com uns 70 ou 71kg, o que já é sobrepeso. Mas eu vejo braços mais finos e sem pança, o que é mais próximo da minha auto imagem. Embora eu adoraria voltara pesar 66kg, que eu quanto eu pesava quando voltei da França (sou a única criatura que voltou da temporada na França mais magra do que qdo chegou lá, olha só), acho 71, 8 menos do que peso agora, bem mais factível e muito bom. E eu preciso ter isso em mente. Que não precisa ser perfeito, basta ser melhor. E cara, eu não tava gata naquela foto? E nitidamente mais magra do que na foto aí de baixo? Então, metas possíveis, né? Vamos lá.

    ResponderExcluir
  12. Este post poderia ter sido escrito por mim. Já escrevi sobre isso: eu pesava 65, 70 quilos e achava que estava gorda. PIOR: as pessoas ao meu redor ME ENCHIAM o saco (gente sem educação lógico) dizendo que eu estava gorda. HOJE eu estou acima do peso. Saudades dos meus 80. OLHA QUE SITUAÇÃO! =/

    ResponderExcluir
  13. Tem espaço pra mais uma?
    Perdi 10k e tenho mais 15k por diante, mas só entro em detalhes depois dos próximos dez.
    A questão da saúde é a espada nas minhas costas, só que a vaidade ajuda um bocado, viu? O prazer de usar uma saia esquecida no armário a 3 anos é...é vitorioso.
    Já voltei pra casa dos 60 e a dos 50 é meu lugar, eu sou pequena, de lá não saio, até pq tenho certeza que não junto coragem de novo pra engordar tanto, nem muito menos pra fazer dieta. Bj

    ResponderExcluir
  14. Rita,

    Meus pais são super magros, e minha mãe sempre pegou no pé com isso do meu peso, mesmo quando eu estava bem. Qualquer 1/2 kg mais e ela perguntava: "você andou engordando, minha filha". Sei que é porque eu tenho primas obesas e ninguém acorda obesa do dia pra noite, mas era um papo que me cansava. Hoje ela parou, mas eu sei que se incomoda com meu tamanho. Então, eu sei bem o que é estar num peso bom mas não me sentir num peso bom.

    Rosa,

    Claro que a vaidade é importante! Como eu disse, eu sou uma pessoa que sempre teve muita celulite, bundão, mas tinha braços magros, costas sem gordura, "saboneteira" marcada. A rainha do tomara-que-caia! E, bom, tenho evitado porque não me reconheço nas fotos. Não é que eu quero corresponder a um ideal externo, mas queria resgatar algo meu, ué. Acho normal e saudável. Parabéns aí pelo sucesso (10kg é sucesso, hein?) e boa sorte pra nós, né?

    ResponderExcluir
  15. "*pessoa com 58 kilos igual a Glorinha estah proibida de vir aqui fazer mimimi de peso, gordices, blah, blah, blah...viu, Glorita?"

    HIHIHIHIHI Mari, sua fofa!

    Mas sério, Iara, eu como direitinho. Aliás, SUPER DIREITO! kkkkkkkkkkkkkkkk =/ Eu faço mimimi, porque minha cintura tá ficando em forma de ovo. Mas vou reverter o quadro. Aliás, iremos! /aumentei mais dois quilos só pra comentar agora. AUSHAUHSUAHSUHAHS Brinquei!:p

    Beijo pra duas!

    ResponderExcluir