quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Leituras Feministas - Deslocamentos do Feminino

Este o nome do livro originado da tese de doutorado da Maria Rita Kehl, que eu tinha prometido pra Rita comentar, já que ela leu Madame Bovary não tem muito tempo. Prometi isso em setembro ainda, quando o Corinthians era líder do campeonato e a gente nem sonhava que a eleição ia virar essa baixaria. Tipo, parece que foi o ano passado. Nesse “não tem muito tempo” a Rita já deve ter lidos mais meia-dúzia de livros (ok, exagerei), a autora já entrou e saiu dos TT's do twitter e, bom, nada do meu post. Veio o segundo turno, o desânimo, semana que vem vou me matar de trabalhar num evento, tenho que ler 4 livros e avançar um pouco na minha monografia e, se enrolar muito, nunca mais escrevo sobre isso. Mas divago. Você não veio até aqui pra ler mimimi, né? O post já vai ficar longo sem este parágrafo altamente dispensavel... Preparem-se para um leitura confusa (no mínimo).

Neste livro a autora analisa a suposta identidade feminina do ponto de vista freudiano. Freud acreditava que o sofrimento de suas “histéricas” se dava por seu não ajustamento ao seu papel - no que a autora concorda. E acreditava que só haveria possibilidade de cura para seu sofrimento psicológico se este papel fosse aceito de bom-grado – no que discordamos eu, a autora e provavelmente todo o movimento feminista.

No primeiro capítulo, Kehl (engraçado, né? Parece apelido de “raquel”) trata de uma questão fundamental para a psicanálise, para a obra de Flaubert e para o feminismo: a construção do discurso. As mulheres são objeto de um discurso do feminino que não foi elaborado por elas. Falando em português claro, ninguém perguntou pra mim ou pra você o que é ser mulher. Você pode argumentar que, Iara, mas ninguém perguntou aos homens também. A diferença é que o homem é o “sujeito zero”, digamos assim. O cidadão básico, que não precisa de definição. Nem precisa ir muito longe na história: acho que todo mundo sabe que os redatores das revistas femininas do começo do século XX eram todos homens. O discurso que as moças liam sobre como deveriam se portar não era elaborado por mulheres mais velhas e supostamente experientes, mas por eles. E assim tem sido desde sempre: nosso lugar é aquele que nos foi reservado pelos outros. Uma das minha melhores amigas, psicóloga de formação, uma vez disse que eu era muito radical, que nem tudo construído socialmente é ruim. E eu concordo: sou monogâmica e não acho isso ruim, só pra dar um exemplo banal. Ruim é quando querem te empurrar todo um modelo, composto por uma série de atributos, goela abaixo (ou cabeça adentro, como preferirem). Então, este é o primeiro ponto fundamental: não foi a mulher que inventou o que é ser mulher. A gente vive com isso, algumas melhor do que outras. E, bom, a matéria da psicanálise é a fala do paciente, né? O discurso faz parte do tratamento. Freud tinha um desafio imenso de tentar fazer falar aquelas que não tinham voz. E lógico, ao falar, revelaram coisas inéditas ao seu ouvinte.

Bom, mas vamos a Madame Bovary um pouco. Ela faz parte de uma geração pós Revolução Francesa, evento que trouxe uma grande mudança na expectativas dos homens burgueses, mas não de suas mulheres. Pra tentar ser curta grossa: até a Revolução, os filhos de sapateiro cresciam sabendo que seriam filhos sapateiros. Não havia mobilidade social. Logo, como esposa do sapateiro, a mulher era seu igual. Ok, não era e nem é até hoje, mas não vamos falar da dominação doméstica, foco no papel social de maneira mais ampla: ambos, marido e mulher, já tinham suas cartas marcadas, seu lugar estabelecido. A Revolução agitou as coisas e trouxe a expectativa e a possibilidade de novos empreendimentos. Lógico, a mobilidade social ainda hoje é muito restrita. Mas somos uma nação que elegeu um retirante torneiro mecânico presidente, então, né, a possibilidade existe, e já existia (em menor medida, claro) no século XIX. Mas, para as mulheres burguesas desta época, as cartas continuaram sendo marcadas. Com um agravante: antes, se a moça se casava com o médico do vilarejo, sabia que seria, para sempre, a esposa do médico do vilarejo, ok. Depois da Revolução, passou a ser a esposa do médico do vilarejo que até poderia ter se destacado, mas não o fez por mediocridade. Havia uma expectativa a ser frustrada. A mulher só chegava até onde a levasse seu marido, e nunca poderia ser mais inteligente que ele. Assim, fosse minimamente mais “arejada” e imaginativa, como Emma Bovary, estaria condenada, para sempre, à opacidade social de seu companheiro.

E, bom, o que faz Emma para preencher seu tempo? Lê romances. Que não só não a ajudam a sublimar sua energia subempregada, como também alimentam suas fantasias. Emma Bovary é Dom Quixote de saias: de tanto ler, passou a se fantasiar como protagonista de suas próprias histórias. O problema é que o protagonismo lhe era, justamente, negado. Não havia essa possibilidade para ela, em nenhuma circunstância. A Kehl, em seu livro, menciona algumas mulheres que se destacaram no século XIX justamente pela literatura. Jane Austen é a mais famosa que eu me lembro agora. Uma das poucas mulheres que podiam se sustentar com seu trabalho intelectual, e uma ironia que este trabalho seja, justamente, seu discurso. Curioso este duplo papel da literatura, alienando e resgatando da alienação por vezes. Nossa autora menciona ainda outros casos bem sucedidos de mulheres que, compreendendo bem o papel do casamento em suas vidas, conseguiram se unir a maridos que incentivavam seu desenvolvimento intelectual. Mas Emma Bovary não tem potencial para ser Jane Austen. E seu sofrimento é porque, justamente, não havia a menor possibilidade de contar com seu marido para essa transcendência almejada. Fosse uma mulher pobre, operária, talvez vivesse com alguma dignidade como criada numa família rica, sem necessariamente sujeitar-se a um marido. Mas Emma é pequeno-burguesa, inteligente, sem contudo chegar a ser brilhante. Fosse no século XXI, viraria assistente administrativa em multinacional, pra ganhar seu pão com dignidade e sem maiores intempéries enquanto sonhava em dominar o mundo (oi? o/). Sendo o século XIX, o que lhe restou foi procurar amantes e tentar, por meio deles, se realizar. No romance ficam claros seus diferentes papéis nas relações em que se envolveu. Se não é bem-sucedida, é mais por culpa da dificuldade da empreitada do que por sua capacidade de empreendê-la. Mas, segundo Kehl, se podemos determinar o poder de decidir seu próprio destino como medida de sucesso, talvez Emma Bovary tenha sido sim bem-sucedida de alguma forma.

Kehl afirma que não pode, como profissional, dar um diagnóstico de Emma Bovary assim, sem mais. Mas tudo nos leva a crer de que era uma histérica, segundo a definição freudiana, e sua condição a infligia grande sofrimento. Como eu disse acima, para Freud, o caminho para a cura seria a resignação sincera. Kehl acredita que não. Freud, como homem do seu tempo, não foi capaz de visualizar uma mudança na sociedade que permitisse às mulheres não sofrerem pela inveja do falo. E aí eu aprendi um coisa que não sabia (acho que até sabia, mas não lembrava, ou não tinha ficado tão claro): que o falo não é o pênis. Mulher não tem inveja do pênis, tem inveja do falo, tem inveja do poder de ação e de discurso que aqueles dotados de pênis têm na sociedade patriarcal. Porque, né? Eu acha viagem mesmo essa coisa do pênis, que só me faz falta mesmo em banheiro de rodoviária e boteco copo-sujo. Lógico que a castração só é simbólica. Serei eu a única lesada? Tenho a impressão de que a própria autora diz que o Freud confunde essas ideias às vezes - mas pode ser viagem da pessoa que escreve sobre um livro 2 meses depois de ter terminado a leitura e sem ter feito nenhuma anotação (é, nenhuma vocação acadêmica, fato). Sim, um falo, para algumas mulheres, poderia ser um filho, a realização através da nova geração. Neste contexto, faz sentido o desinteresse de Emma pela filha, já que uma mulher não poderia transcender por ela, seria só mais uma a ser esposa de alguém. A sedução também é poder, claro. Freud acreditava que suas pacientes poderiam ficar livres de sofrimento se entendessem que sua transcendência estava nesse binômio sedução-maternidade. Binômio que a gente sabe que é super atual, é o que nos vendem como “combo mulher nota 10”. E a autora não o nega nem o desqualifica. Mas, né? É muito pouco. São só dois caminhos, tem mulheres que não querem nada disso, tem mulheres que querem isso e muito mais. Tem mulher que quer ser até Presidente da República, olhem só a audácia.

Pronto, pari o post. Desculpem se ficou confuso. Recomendo a leitura do livro, porque é muito denso, mas didático e esclarecedor. A Editora é a Imago.

PS: Acabo de me dar conta de que este blog completou 1 ano no dia 5, bem no meio da depressão pós segudo turno. Nem lembrei...

Update, no dia seguinte: vocês também tem vergonha de seus textos publicados com sono? Corrigi uma porção de coisas já, mas ainda tá confuso. Desculpaê, pessoal...

10 comentários:

  1. Parabéns para o blog. E pelo post. Mas vou ter que reler o post e vou ler o livro, com certeza. Obrigada pela dica e pela bela discussão.

    ResponderExcluir
  2. soh uma pergunta: posso ler esse post ou tem algo sobre o mme bovary que sera contado? (ainda nao li o livro) :/

    ResponderExcluir
  3. tenho medo de ler coisas tipo "dai a autora faz um paralelo com o descaso da sociedade pela morte de bovary NO FINAL DO LIVRO" :)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma péssima mania de começar a ler livros e por algum motivo não terminar (ter que devolver pra biblioteca e não poder renovar por entregar atrasado é um deles, rsrs). Madame Bovary é um deles. Lendo seu post lembrei que é um dos livros que não posso deixar de terminar de ler.
    Até queria poder ler a versão original, deve ser bem legal, mas acho que meu francês não dá pra tanto, rs...

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Borboleta,

    Obrigada pelo parabéns. E quando você reler o post, espero que ele já esteja com menos erros.

    Luci,

    Você é fresquinha, né? #prontofalei. Falando sério, não tem spoiler não. Só conto que ela tem amantes, mas isso você já sabia.

    Laurinha,

    É um livro que vale muito a pena. E eu não coloquei no post, mas o "A mulher de 30 anos" trata do mesmo tema. Pra feministas, acho leitura altamente esclarecedora.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Iara, minha linda. Tive problemas com o blog hoje, precisei mudar o template. AMEI seu post, mas agora, depois de passar um tempão arrumando o Estrada, pre-ci-so ir dormir. Volto com a atenção que o post merece para comentar. Sorry, dear. Beijocas,
    Rita

    ResponderExcluir
  7. Também adorei o post! Bem esclarecedor e nada confuso, viu? Ainda não li o livro e fico meio com o pé atras de ler e me irritar, como alias têm acontecido muito com filmes ultimamente. A gente vai atras de um passa-tempo, de uma coisinha pra distrair e cai um trambolhão machista no colo da gente que em vez de distrair, da dor de cabeça. A maioria das coisas "velhas" me irritam por causa do sexismo da época. To preferindo filmes e leituras à frente do nosso tempo, sabe... Ontem vi na TV um documentario sobre um time de nado sincronizado masculino! Na Suécia, é claro. Nossa, mas pq tô falando sobre isso? Ja me sinto tão a vontade no seu blog que começo a dizer abobrinhas. Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Oiê!

    Iara, adorei seu post, fiquei com vontade de ler a Kehl (aliás, né, muita, hehehe) e achei bem interessante o questionamento da leitura do Freud. Aceitação, o c***lho, meu nome é questionamento, p**ra! :-)Mas enfim, Emma e sua época, tadinha. Mas mais triste que a situação da Emma, perfeitamente "entendível" no século XIX, é o fato de que inúmeras mulheres ainda hoje são medidas a partir do tal binômio mulher nota 10 que você mencionou, e somente por ele. Tá melhorando, muito, mas ainda assim, olha, é dureza. E há várias disfarçadas de mulher "muderna", mas que não consegue esconder uma submissão impensável para os dias de hoje. Fazer o quê, né. Só nos resta ler blogs bons, assim quem nem o teu.

    Beijocas!

    Ah, gostei da brincadeira. Estou lendo O Vermelho e o Negro (e adorando!). Anda, vai preparando aí, hahahahha!!

    Fui
    Rita

    ResponderExcluir
  9. hahahaha tah vendo? eu soh soube que ela tinha amantes por causa de um post da rita! posts sobre livros sao malvados.

    ok, mas vou parar de mimimi e ler os posts que faltam o/

    ResponderExcluir
  10. Amanda,

    Nenhum elogio poderia ser melhor do que esse, de você dizer que fica a vontade aqui. Fico muito feliz, mesmo. Quanto às obras, a gente tem que fazer um esforço pra entender o processo, senão fica com raiva mesmo.

    Rita,

    Como assim, gata, já quer encomendar resenha. Não guento não, viu? Mas, ó, leia mesmo Kehl, é ótima. E você tocou no ponto fundamental, que eu não tinha pensado: o problema não é Emma ter sido Emma no século XIX. O drama são mulheres que não desejam ser mais que Emma 200 anos depois!

    Luci,

    Você é uma figura! Vai dizer que num livro famoso por tratar sobre adultério você não sabia que a protagonista era... adúltera? Kkkk!

    ResponderExcluir