quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sobre o voto pra senador em São Paulo

Sumi, eu sei. Se mais alguém além da fofa da Luci, que até cobrou, sentiu falta, desculpaê. Assunto não falta, nunca. Aliás, eu não sei se alguma vez eu contei aqui mas eu sou uma pessoa prolixa e que fala pelos cotovelos. E que tem que cortar às vezes parágrafos inteiros pros posts ficarem razoáveis. Mas além de tagarela eu sou também preguiçosa e instável. Então de vez em quando perco o tesão de escrever por uns dias.
Como eu continuo com preguiça, resolvi fazer um post pra linkar um debate que eu vi primeiro no post do Idelber. Depois eu fui lá na Mary W, depois na Camila e na Kellen (cujos blogs não conhecia). E o causo é que aqui em São Paulo a gente tem um problema pra escolher o 2º voto pra senador. O primeiro vai pra Marta. Mas, se for seguir a coligação, o 2º voto seria do Netinho, que se filiou ao PC do B. Netinho, pra quem não se lembra, é um pagodeiro que depois foi fazer programa de auditório. Admito que eu conheço pouco de sua trajetória, e admito até que tenho muita simpatia por ser uma liderança vinda de periferia. Só que ele é um agressor de mulheres reincidente. Daí, complica.
E bom, a discussão nestes blogs é excelente sobre os porquês de votar ou não no cara. E há coisas bem pragmáticas, que eu acho que são muito válidas, até. Respeito muito os argumentos, mas pra mim, não rola. E quero deixar claro que isso não é um dogma. Não estou dizendo que nunca, jamais, em tempo algum, votaria num cara que algum dia na vida agrediu um mulher. Não estou dizendo que o arrependimento dele não é válido e ele deve queimar no fogo do inferno. Longe de mim, que sou humano e tenho aí a minha listinha das coisas das quais eu não me orgulho de ter feito na vida. O caso é que o cara não virou um tapa numa namorada uma-vez-na-vida-durante-um-discussão-acalorada-lá-pelos-idos-de-93. Fosse essa história e, depois disso, ele arrependido, tivesse uma série de coisas muito bacanas pra colocar no seu cv, é lógico que eu olhava as coisas de outra forma. Mas o cara bateu na mulher em 2005. Tipo, anteontem. Daí se arrependeu, levou a Maria da Penha no programa dele, fez mea culpa e tal. E não tem aí uma história política consistente além de seu interesse (que eu considero muito legítimo, aliás) pela juventude da periferia.
Mas, bom, tem todo o argumento anti- Romeu Tuma. Que é mais do que válido, ô se é. Bater em mulher é horroroso, mas ser pró violência policial institucionalizada é pior. O potencial de danos à sociedade de um cara como o Tuma é incomparavelmente maior do que o do Netinho, claro. Mas o que eu estou dizendo é que eu, Iara, não consigo ser pragmática assim, de votar simplesmente porque é menos pior. E eu sou super pragmática, pra muita coisa. Meu voto na Dilma é muito mais pragmático do que ideológico, acreditem.
O que eu quero dizer, e tenho muita tranquilidade nisso, é que eu não tenho nenhum compromisso a não ser com a minha cidadania. Daí que, por mais que eu entenda que o Netinho representa um projeto político para o país que eu endosso, eu não me conformo do PC do B não ter quadros melhores. Tipo, talvez tenha, mas esse quadros não teriam tanto apelo popular, né? Beleza, eu entendo a lógica da coisa, mas não conte comigo pra fazer parte disso. Muita chance do Netinho ser eleito e não acho que isso vai ser um mau negócio. Mas fico mais tranquila se meu voto, que me é tão caro, não endossá-lo.

5 comentários:

  1. Iara! Não deixei nada explícito, mas fiquei me perguntando: Por onde anda Dona Iara?! AUHUAHSUAHSUAHSUHH Bom! Que ótimo que o seu prazer pela escrita voltou. \o/

    Eu tbm não deixaria de votar em alguém que, realmente, se redimiu por uma agressão a mulher e tal. Mas é como você diz... Ele não bateu em mil novecentos e bolinha. Foi em dois mil e cinco. Coisa de 5 aninhos atrás, né?! Mas vamos ver se ele aprendeu a lição de fato e se une a causas contra violência a mulher, por ex. ;)
    Aqui em AL a disputa é entre um tal de Benedito de Lira, Renan Calheiros e Heloísa Helena. Creio que o "honestíssimo" Renan ganhe e Heloísa tbm, mas você precisa vê a campanha podre que estão fazendo contra ela. Estão pintando-a como um diabo, Iara. O caso é sério, viu?! E a população vai na onda. Diz que ela é "arengueira" demais, que só sabe brigar. MAS ngm parou pra pensar que muitas coisas que vieram pra AL foi através dela e muita dessas coisas Renan tomou como se tivesse sido ele que tivesse feito. Incrível a cara de pau do ser humano, né?!
    Meu voto é dela e nulo. Não vou dar o outro a quem não merece sequer a hipótese dele.

    ResponderExcluir
  2. Iara, tenho vindo sempre aqui pois gosto de suas análises. Concordo contigo, Netinho!!!! aqui no Rio temos o Lindenberg, um pastor (Crivela) e o pior prefeito que essa cidade já viu (Cesar Maia), vou de Lindenberg e só.
    Boa eleição
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Ai, Glória, é triste anular, né? Mas olha, às vezes eu acho que poide ser válido (com o perdão do trocadilho). Acho que você deve se esforçar, ver se entre as canddaturas menores não tem alguém que te pareça simpático. É um exercício mesmo tentar escolher isso. Mas, se não rolar mesmo, não rolou, né?

    Jussara,

    Num dos post que eu indiquei, a Camila fala que o mesmo raciocínio que a faz votar no Netinho a levaria a votar no Crivela. E, putz, Crivela me arrepia, viu? A coisa também não tá fácil pra vocês também não.
    Um beijo e bom voto pra você também!

    ResponderExcluir
  4. vei, ja eh estranho ver um cantor de pagode como politico. mas beleza, isso eh normal nesse pais. mas bora combinar que espancador de mulher fazendo politica ja eh um pouco estranho. nao? eh, nao parece. pela minha pessima experiencia pessoal de homem que bate em mulher, nao acredito muito que isso seja uma coisa que se acabe com um pedido de desculpas. ainda mais quando o sujeito tem uma imagem forte a zelar e esse pedido eh quase uma obrigacao, nao necessariamente uma verdade. eca. foda-se se precisamos de um representante negro, foda-se se o cara tem projeto social. tem certas coisa que, desculpa, nao da pra relevar (e olha que eu acredito em arrependimento e segunda chance, mas...)

    ::

    eh, cada vez eu me dou mais conta da minha fofura. principalmente quando subo na balança :D

    ResponderExcluir
  5. * "certas coisas"
    ** ah, e antes que voce fique chocada, a experiencia pessoal sobre violencia domestica nao foi comigo, foi com mi madre. mas da pra dizer que foi pessoal, neh, ja que me atingiu? :)

    ResponderExcluir