segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O coletor menstrual – ou pequenos desastres



Até uns dois meses atrás eu nunca tinha sequer ouvido falar em coletor menstrual. Não tinha a menor ideia do que era. Você não tem? Então a parte objetiva da explicação será um oferecimento de Wikipedia.

Leu lá no link? Beleza. Eu descobri a existência dos coletores fuçando em links de blogs feministas (mas não vou lembrar onde exatamente pra dar o crédito, desculpem). Fiquei enlouquecida. Como assim eu não tinha ouvido falar daquilo? Como assim não precisar mais comprar absorvente? Como assim é seguro, a gente não sente que está lá, e é ecológico. Etc, etc. Fucei mais links, li bastante coisa, e resolvi experimentar.

Antes de contar minha experiência, um comentário importante: o fato de não ser descartável te causa nojo? Ok, você não está sozinha. Mas vamos explorar isso. Nosso corpo não é sujo. O sangue menstrual só tem aquele cheiro ruim depois de começar a se decompor, já no absorvente, por conta do contato com o ar. Ora, o coletor, pra funcionar corretamente, impede o sangue de ter contato com o ar, porque forma uma barreira. Ele deve ser sempre manipulado com as mãos limpas, lavado quando for esvaziado e fervido ao início e final de cada ciclo menstrual num recipiente exclusivo. Também é desnecessário dizer que é feito de um material inerte, ou seja, que não colabora para a proliferação de bactérias. Pessoalmente, não sei como isso pode ainda ser nojento, mas eu sei que a noção de repulsa varia muito de pessoa pra pessoa. Só convido quem passar por aqui a questionar certos preconceitos e não julgar quem pensa diferente, beleza? Você pode achar nojento pra você, mas eu não acho e continuo sendo uma pessoa bem limpinha.

Enfim, comprei o meu aqui. Carinho (R$70,00), mas chegou numa boa. O alto custo de aquisição deve ser encarado como um investimento inicial, pois dada a durabilidade do coletor, o que você economiza em absorventes compensa e muito (claro, isso se você não for nó cega como eu, mas eu explico depois). Tava super empolgada. Comecei a usar e pensava escrever sobre ele aqui assim que terminasse o meu ciclo menstrual. Como tinha lido bastante sobre, já sabia que existe um pequeno desconforto ao tirar até a gente se adaptar, que ele não deve ser colocado muito no fundo como a gente faz com absorvente interno, enfim, tinha algum contato com os macetes. E os primeiros dias não poderiam ter sido melhores. Nenhum problema pra colocar, nenhum vazamento, não o sentia dentro de mim e adeus cheiro desagradável de absorvente usado no lixo do banheiro. A felicidade existe.

Hoje era o teste de fogo. Isso porque eu tenho um ciclo meio esquisito. Parece que 70% do fluxo desce num intervalo de algumas horas no meio do ciclo, e antes de depois é bem pouco. Daí que o momento da enxurrada foi a manhã de hoje. O coletor tem capacidade para 40ml* e li por aí que, como o volume de fluxo por ciclo menstrual é de 80 ml dividido por todos os dias, é possível ficar com o coletor entre 8 e 12 horas sem trocar. Pois bem, eu me troquei às 7:30 da manhã e as 11:00 ele estava quase cheio. Joguei o sangue na privada e fui lavar o coletor com a ajuda da ducha higiênica que temos em um dos reservados do banheiro. O jato estava fortíssimo, o coletor escorregou da minha mão e sequer o vi na privada: com a força do jato foi pra fossa direto. Como eu estava toda empolgada com minha nova aquisição, sequer tinha absorventes na bolsa: tive que fazer aquele bolinho de papel higiênico e correr na farmácia mas próxima (caríssima) e comprar um pacote de emergência. Setenta reais fossa abaixo que eu praticamente não usufruí e a imensa frustração de estar usando moddess de novo. :\

Apesar da minha primeira experiência atrapalhada, recomendo muito. Tô muito puta com o dinheiro que foi pela privada, mas assim que passar o bode e o medo de fazer burrada de novo, vou voltar a comprá-lo (tô toda trabalhada no 13º, mas eu sou pãodura e a raiva de gastar com isso de novo vai me impedir de resolver isso hoje). O coletor é prático e mais confortável que o absorvente interno, e muitíssimo mais barato (uma caixa de tampax custa uns 10 reais, né?) a longo prazo. Se como eu você ficou curiosa, leia, pesquise, pergunte. Desconfie sempre do senso comum, até nas coisas pequenas. É muito interessante pra indústria que a gente ache que higiene = descarte. Fico pensando que os coletores poderiam ser muito mais baratos se a escala de produção fosse maior, e em quanto a indústria farmacêutica perderia com isso. Penso também no tabu que é pra muitas mulheres manipular a região genital, em quanto a gente perde não conhecendo o próprio corpo. Não tô afim de me aprofundar nisso agora, nem teria conhecimento suficiente pra dar conta, mas toda essa relação da associação do sangue menstrual à sujeira e o tabu em relação a penetração de qualquer coisa em nossas vaginas que não seja o pênis do sacrossanto marido me fazem pensar na questão do corpo feminino como objeto de disputas políticas. Toda a construção cultural sobre como a gente deve lidar com um processo natural como a menstruação é uma questão antropológica importante, ao meu ver.

(E este final inspiradinho foi só pra eu fingir pra mim mesmo que sou uma mulher inteligente, não uma anta que deixa 70 pilas iram com a descarga. Ô, raiva!)

*Update: no site que vende o Meluna eu vi que a capacidade do coletor médio, o que eu tinha, é só de 15ml (logo, eu não tenho uma semi-hemorragia, só um ciclo forte - que bom). Mas na internet vi comparações com outras marcas e parece que o Meluna é o menorzinho deles, que o grande do Meluna é do tamanho do pequeno de outras marcas. O meu próximo com certeza será maior, pra ter um pouco mais de tranquilidade.

**Update 2: Trocando informações sobre o assunto num fórum feminista, fiquei sabendo que dá pra comprar muito mais barato pelo eBay. Segue um link pra um modelo por 18 dólares: aqui.

(Obrigada, Vanessa! =D

28 comentários:

  1. Baby, eu já estou toda inspirada e vou tratar de comprar o meu djá! Só estou pensando no sexo impulsivo mas, ora bolas, pra tudo dá-se um jeito né não?
    PS. Toda minha solidariedade (sou tão desastrada quanto) e obrigada pela dica: vou tratar de lavar o meu beeemmm longe da privada.

    ResponderExcluir
  2. "sexo impulsivo"? Como assim?! Não entendi... Tipo, tem que tirar o coletor pra namorar, porque ele não pode estar lá, viu? Mas é super fácil tirar, não mais que alguns segundos.

    ResponderExcluir
  3. Baby, perdoa meu cérebro detonado, eu ia escrever sexo selvagem (pq é uma piada particular que depois posso partilhar com vc) e estava ao mesmo tempo conversando com uma pessoa no msn e achei que ele estava sendo muito impulsivo em relação a uma decisão phodástica. Daí já viu a merda que deu. E pior que eu reli o comentário antes de publicar mas não reparei na troca das palavras. Sei não, mas acho que estou dormindo menos do que deveria ;)

    ResponderExcluir
  4. Iarita!:~
    Eu vi você tuitando sobre esse fato INDESEJÁVEL. É FODA, viu?! Eu sou tão estabanada qnt você e a Luh! hihi Se isso tivesse acontecido comigo, eu ia passar num sei quantos dias falando nesse assunto com um ar de "inconformismo forever". AUSHAUSHAUHSUHAUSHUAHSUAHHM
    Eu acho que eu não posso usar, né?! (Sou virgem!)... HOHOHOHO!

    ResponderExcluir
  5. Não leva a mal, mas ficou até engraçada a parte que vc contou que o coletor se foi por água abaixo, rsrs... Já imaginei acontecendo comigo...
    Então. Fiquei curiosa pra usar, mas também achei setenta reais um preço salgado por um objeto que aparentemente é bem simples. É claro que fazendo as contas de quanto se gasta em absorventes, pode ser economia, mas depende de quanto tempo o coletor dura... dá pra usá-lo por muito tempo?

    Outro problema é que costumo não só ter cólicas, dor nas costas, mas ficar com toda a região muito sensível, então não sei se usar um produto como esses poderia piorar minha situação.

    Agora, talvez eu compraria e acabaria nem usando, não riam de mim, mas nunca consegui colocar absorvente interno, ou não entra ou fica metade dentro e metade fora, rsrs. Tentei 3 vezes, na primeira senti dor, na segunda senti uma espécie de cosquinha incômoda e na terceira fiquei um pouquinho excitada tentando colocar e desisti... Definitivamente eu não sei colocar do jeito certo, mas não é o tipo de coisa que a gente pede pra uma amiga mostrar como faz, rsrsrs

    Abçs

    ResponderExcluir
  6. quem falou sobre esse coletor pela primeira vez pra mim foi uma francesa que morava comigo. achei bem curioso, mas fiquei logo preocupada pelo sanitario aqui ser separado da "sale de bain" e nao haver a ducha no sanitario. negocio é se virar com o papel higienico mesmo e rezar pra nao se lambuzar de sangue tentando esvaziar o coletor. mas bom, tudo eh questao de pratica, neh? no começo nao era facil acertar a posicao do absorvente e hoje a gente coloca na calcinha sem nem precisar olhar.

    a debora fez esse post ha uns meses:
    http://aqueladeborah.wordpress.com/2010/09/09/coletor-menstrual/

    quero ja comprar o meu. gostei sobretudo da capacidade que ele tem de coletar 40ml otimo! porque eu odeio ficar trocando absorvente a toda hora com medo de vazamento.

    ResponderExcluir
  7. Borboleta,

    Tudo bem, entendi. ;-)

    Glória,

    Poder usar você pode, mas há o risco do hímem se romper e ser desconfortável. Talvez seja melhor esperar mesmo.

    Laurinha,

    Quando bem cuidado, ou seja, quando nenhuma ante deixa-o cair na privada, dizem que pode durar até 10 anos. Mas, fazendo as contas, se você gasta 3 reais por mês com absorvente (e note que esta é uma estimativa baixa), em 2 ele já se pagou. Daí mesmo que aconteça um desastre, o prejuízo não é grande. Quanto às cólicas, parece que se ele estiver na posição errada pode incomodar, sim. Mas comigo não houve nada. Quer dizer, eu costumo ter cólicas e tive este mês, mas não foram piores do que quando eu uso absorvente externo. Agora, sobre a dificuldade de colocar... eu te entendo, mas acho que é relaxar e praticar, sabe? Minha mãe também sempre teve horror a absorvente interno, também se atrapalha e tal. Mas sei lá, é questão de relaxar e achar uma posição.

    Luci,

    Então, sem pia ou ducha fica um pouco mais complicado, mas você pode entrar no toalete com um garrafinha pequena de água e lavá-lo ali mesmo, jogando água de-li-ca-da-men-te segurando ele sobre a privada. O meu só caiu porque o jato da ducha era muito forte mesmo, nada que possa ser comparado com uma garrafinha. Ah, e pode aproveitar pra se trocá-lo e lavá-lo com ainda mais cuidado no banho. Sobre a capacidade, é bem maior que os comuns mesmo, mas se você tiver algum dia de fluxo muito forte, tem que ficar atenta.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, como eu nunca tinha ouvido falar nisso? Aqui em Brasília tem um pessoal que faz um absorvente reutilisável, mas a parada é de pano e me pareceu por demais esdrúxulo ficar lavando "toalinhas" de sangue. Mas esse coletor me pareceu bem mais prático. Ah, e quanto a perder o coletor, eu já perdi coisas tão mais valiosas privada abaixo que acho que não deveria se envergonhar do acidente.

    ResponderExcluir
  9. Drixz,

    Pois é, benvinda ao novo mundo! Como eu contei no post, só sei da existência disso faz uns 3 meses também. E essa história dos absorventes de pano sempre me pareceu incômoda demais pra minha consciência ecológica. O coletor é muito prático, o trabalho é mínimo se a gente levar em conta o conforto, a higiene e o benefício ecológico.

    Olha, parece que na Europa os coletores são mais comuns e mais baratos. Se eu fosse você aproveitava pra pesquisar o assunto lá.

    E obrigada pelo apoio. Nunca deixei celular ou anel caírem na privada, então, né, pra tudo tem a primeira vez. :\

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que bacana isso, nunca tinha ouvido falar! Vou dar uma pesquisada, quem sabe não animo? Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Iara, ouvi falar do coletor agora aqui no seu blog! Gente, que coisa mais máximo. Será que vale a pena para pessoas como eu que tem pouco fluxo e é adepta de absorventes internos?

    Uma pena você ter perdido o seu coletor ralo a baixo. Sinto muito.

    Eu vou dar mais uma pesquisada.

    Empolguei.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. hahaha! Mto divertido o seu depoimento, Iara!
    Já tinha ouvido falar do coletor, pesquisei e fiquei muito curiosa e interessada. Só tem vantagens, pelo visto. O que eu conheço e pensei em comprar é o Moon Cup. Mas queria marcar uma consulta com o ginecologista antes.

    A minha principal dúvida é esse lance de colocar e tirar. Morro de medo de fazer a maior lambreca pra tirar. Imagina se eu tentar isso no trabalho e ficar toda ensanguentada, como se eu tivesse sofrido um ataque de zumbis!

    Vc achou dificil? Precisa de muita habilidade? Ou até uma anta como eu consegue?

    Seria legal encontrar uns tutoriais na internet, hein.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho algo estranho a confessar: toda vez que usava absorvente interno ficava com a sensação de que minha garganta estava cheia de algodão. Era só tirar e a garganta aliviava na hora. Então acho que se eu colocasse um desses minha garganta também iria se sentir incomodada, mas apóio totalmente o uso.
    E toda solidariedade a você, perder/quebrar coisas que acabou de comprar é sempre uma certeza na minha vida.

    ResponderExcluir
  14. Amanda,

    Não é bacana? Parece que aí na França é mais fácil de achar do que por aqui.

    Mari,

    Pelo o que eu li, eles são mais delicados com o corpo do que os absorventes internos. Porque o absorvente absorve também toda a umidade natural da vagina. E não sei aí nos states, mas aqui os internos são bem caros. Então com poucos meses o coletor já se pagou. Procura aí por mesntrual cup e depois me conta.

    Aline,

    Não precisa de habilidade, não. É bem fácil. Faço isso sentada na privada, e não faz bagunça nenhuma. Achei um tutorial no youtube em inglês, mas mesmo pra quem não entende (não sei se é o seu caso), dá pra entender como fazer:

    http://www.youtube.com/watch?v=qLPBZz3uJEg

    Ashen,

    Olha, é estranho, mas não me soa nada tão maluco. Porque o algodão absorve tudo ali mesmo, então acho que seu organismo sente essa sede, essa secura. O coletor respeita mais o ambiente lá de dentro, mas se adaptar a ele ou não é muito pessoal mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu post! Tinha visto um desses numa livraria alternativa (e pra lá de feminista) de que gosto muito em NY: http://www.politikaetc.info/2009/01/livrarias-alternativas-de-nova-york.html

    Abraço,
    Rapha

    ResponderExcluir
  16. Gente, que coisa mais ecológica, legal...
    Só que eu, em pleno climatério, não iria usar por muito tempo e o estoque que tenho de obs deve durar até o fim dos meus clicos - estão bem irregulares, já - é a menopausa às portas. Mas vou repassar a dica.
    Adorei conhecer o blog!

    ResponderExcluir
  17. A-D-O-R-E-I!! Vou comprar, e já fico ligada na privada pq "i'm a disaster!!!" kkkkk

    ResponderExcluir
  18. A primeira coisa que pensei foi: e na hora de transar/namorar/etc? Precisa tirar?

    Só fui saber disso aqui na caixa de comentários...

    Não seria uma informação importante o bastante para estar no próprio texto/no Wikipédia/etc?

    ResponderExcluir
  19. Raphael,

    Fico feliz da vida de ver homens por aqui.\o/ E gostei do link. Nova York está nos meus planos, ainda que por enquanto seja só um plano distante.

    Marli,

    Isso! Repasse a dica! Eu sei que muitas mulheres vão achar nojento, mas outras com certeza vão adorar a descoberta. E volte sempre! ;-)

    Binah,

    Não é bacana? Mas isso, aí, tem que segurar o bichinho com cuidado e passar longe de ducha higiênica com jato forte. ;-)

    Anão,

    Pois é, sabe que eu nem pensei nisso, pq também não dá pra transar com o Ob. O espaço que o penis ocuparia é justamente este onde fica o coletor ou o absorvente. Agora, o que eu li em algum lugar é que o coletor tem a incrível vantagem de deixar o sexo oral confortável durante o período menstrual, já que não há sangue nem cheiro de sangue por "lá" quando a gente tá com ele. Mas eu não testei e se testar não volto pra contar, porque, oi, eu ainda sou uma moça um pouco reservada. ;-D

    ResponderExcluir
  20. Que bom que ele possa ter vantagens também nesse quesito!!!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. I-A-R-A
    Menina, que dica sensacional! Amei demais essa opção. Primeiramente, pq SEMPRE esqueço que menstruo, sendo que TODO SANTO MÊS preciso fazer o tal rolinho grosso de papel higiênico e sair pra farmácia. Segundo, pq em questão de custo-benefício, caceta, nem se compara, né?

    Rafael,
    Juro que tou boba-de-boca-aberta aqui com esse lance da livraria. Cara, em minha mente conservadora a la brasileira, nunca imaginei algo assim. Impressionante!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Anão,

    De nada!

    Van,

    Então, a vantagem é que é só ferver o coletor mais ou menos na época em que você menstrua e deixá-lo na bolsa, no saquinho de pano que vem com ele. Viu sangue na calcinha, lava bem as mão e coloca o coletor. Fácil assim. Quando eu descobri foi tipo uma revelação. Lógico que eu tinha que dividir isso com outras mulheres, né?

    ResponderExcluir
  23. Bem-vinda ao clube! Uso a coupe menstruelle desde agosto, também me pergunto como não descobri antes!!! Eu, que morro de alergia a tudo, inclusive os algodões químicos dos absorventes, amei poder usar silicone inerte e lavar com água. Tão simples!
    Nos sites franceses, há várias histórias de moças que usam pra namorar, mesmo que não seja recomendável... http://www.easycup.fr/

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. hahahah

    Eu sou a maior anta com essas coisas. Muita chance dele cair na privada, só escorregando da minha mão!!! Vou começar usando só em casa, e aí quando tiver mais prática, vou adotar direto.

    ResponderExcluir
  26. COmpensa o investimento.É rápido, pratico e higienico.

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  27. Muuito bom, olha meu blog?
    também é bom :D
    http://saudefemininaemfoco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá meu nome é Elaine e trouxe do EUA um modelo que chama soft cup mas estou vendendo o mooncup aqui já usei ele é muito bom ele é pratico pode nadar e não encomoda é só uma questão de se adaptar com o coletor e perceber a quantidade de fluxo que sai durante os dias para fazer a limpeza com mais frequencia ok beijos .

    ResponderExcluir