sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sorte a sua que é perseguida por um bonitão

Passou o dia da Blogagem Coletiva. Mas violência contra a mulher, e discurso que a endossa, tem todo o dia, né? Infelizmente.

Então, eu gosto de novela. Gosto mesmo, já escrevi sobre a misoginia nas novelas aqui e aqui. E acho que quem quer entender o país precisa pelo menos passar os olhos nelas, porque são o produto de ficção mais consumido pela população. Claro, não têm a mesma importância que tinham há 20 anos, mas para parte expressiva da população o passatempo principal é esse, ver televisão. Como eu já contei também, não tenho saco de ficar lá assistindo. Dou uma olhada nos sites, vejo alguns vídeos, e leio resumos. Daí esbarrei com isso hoje: http://finaestampa.globo.com/Vem-por-ai/noticia/2011/11/danielle-fraser-se-entrega-para-enzo.html

Olhem só, eu acredito mesmo que relações às vezes são mais complicadas do que discursos explícitos. E meu relacionamento só começou porque meu marido insistiu. Mas insistiu uma vez, com muito cuidado, dizendo, em outras palavras “tem certeza de que esse não é não?”. E bom, eu mudei de ideia. O primeiro “não” era só “não sei”. E ele me disse que se rolasse um segundo “não” ela ia embora. E ok, gente. Mas veja bem, a mulher dispensar o cara uma vez, ele ir atrás no trabalho dela, ela dispensá-lo de novo, e ele ainda assim agarrá-la, não é legal. Nunca, jamais, em tempo algum. Porque o que fica claro é que a palavra dela não é importante. Ele decidiu que ela precisa de homem. E é exatamente essa a lógica do estuprador. Ou do homem que “insiste” com a ex para voltar e passa a persegui-la no trabalho, na faculdade, na porta da casa da mãe. Ele ignora a opinião dela. Toda mulher quer ter um homem atrás dela – então porque não ele?

Eu sei, as pessoas dizem que isso não é importante. Que enquanto estou falando de novela tem gente morrendo por aí. Mas acho que cenas assim são emblemáticas de quanto o nosso discurso é menosprezado. Nosso “não” não é levado a sério, já que somos incapazes de dizer com clareza quando estamos afim de sexo de verdade. O sexo é algo que o homem extrai à nossa revelia, uma concessão, boas moças não dizem com todas as letras que querem transar. Cabe aos homens baterem com o tacape na cabeça e arrastá-las pra caverna. Se ele for bonitão, filhota, tirou a sorte grande. Reclama não, você tava mesmo precisada.

3 comentários:

  1. Iara querida, obrigada por este texto! Eu fui vítima direta dessa "insistência" e sofri a violência psicológica mais foda da minha vida. Só deu am alguma coisa porque o louco tentou, de fato, me agredir. E depois fez o mesmo com outra garota. E os amigos dele dizendo pra gente "relevar, porque o cara tinha problemas na família"; "relevar, porque o cara era só insistente". E eu tomando remédio contra pânico e sendo monitorada na entrada do serviço, porque o segurança leu o meu B.O. e ficou tão apavorado, que me procurou espontanamente pra me instruir e me prevenir.

    Mas sabe? Era só insistência...

    ResponderExcluir
  2. Eu li essa reportagem no site da Globo e também achei péssima. Porque ela é mulher bem-sucedida, dona da própria vida, aí vem um cara do nada e decide, por ela, que ela precisa de um homem. Achei super tensa.

    ResponderExcluir
  3. "Um cara desses correndo atrás de você e você se fazendo de gostosa". É bem por aí mesmo. E não importa se vc é bem sucedida, dona da própria vida. O sucesso de uma mulher é medido pelo homem que ela "conseguiu", bla bla bla.

    Tão cansada eu ando desse papo.

    Post ótimo. Beijo grande. :-)

    ResponderExcluir