quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Globo e o “Cala a Boca Galvão” - ou sobre o acesso à informação

Olhem só, eu não tô no twitter, mas às vezes sei o que acontece. E isso virou notícia. Então, se por acaso alguém que passar por aqui não souber (quem sabe pode pular pro segundo parágrafo): o twitter tem lá seus “trending topics”, os assuntos mais comentados. E, de repente, “cala boca galvão” passou a ser um deles, porque de tanto retwittar, o volume de mensagens com este tema ficou enorme. E os gringos começaram a querer saber e alguém inventou uma história hilária de que Galvão era uma espécie em extinção, que se você retwitasse a mensagem contribuiria com a campanha para salvá-lo.
Mas, enfim, virou notícia fora do twitter. E a própria Globo não pode ignorar. Parece que o Galvão Bueno se fez de desentendido até ser pressionado a “entrar na brincadeira”. Só que, oi, não é brincadeira. As pessoas não suportam o cara. Mas a Globo se apropriou e quer passar a idéia de que é uma brincadeira carinhosa com o locutor tão querido, que, simpático e bonachão que só, aceitou. Ó, que meigo?
E tudo é uma bobagem (divertidíssima, claro, mas bobagem) e eu realmente não acredito que o Galvão corra o menor risco de ficar sem emprego por isso. Nem me importo, na verdade. Quem tem só TV aberta pode assistir na Bandeirantes os jogos da Copa (há quem não suporte o Neto comentando, mas eu acho engraçado), quem tem TV a cabo pode tentar a ESPN. Aliás, pra quem tem essa possibilidade, eu recomendo fortemente. Outro dia ouvi minha chefe reclamando que os caras lá não são entusiasmados, mas eles manjam muito e fazem jornalismo esportivo de qualidade, uma coisa que eu não estava muito acostumada a ver quando só assistia à Globo, aliás. Sabe gente que manja do que faz sem deslumbramento? Então.
Mas voltando. Acho que o importante dessa história é se, de repente, uma geração aí mais jovem começar a desenvolver a percepção de que a Globo deturpa as coisas à sua maneira. E se faz isso com uma coisa aparentemente inocente, mas de tanta repercussão, o que não fará com coisas menores, menos óbvias talvez, mas mais sérias?
Não sei também se todo mundo aqui sabe, mas nos anos 80 a Globo tentou dar um golpe nas eleições pra governador do RJ. O Brizola ganhou, mas noticiaram no Jornal Nacional que tinha sido o oponente (nem idéia de quem seja), que era mais de acordo com a vontade deles. Nem vou entrar aqui no episódio da edição do debate entre o Collor e o Lula feita por eles, porque acho que é bem mais controversa. Mas me lembrei da marmelada clássica: ignorar o movimento “Diretas Já!”. Enfim, eles tentam construir uma História, segundo sua conveniência. Mas quem não se dá conta, aceita a voz deles como expressão da verdade.
Além de colegas na Pós, tenho amigos queridos que são jornalistas e trabalham para grandes meios. Eu respeito muito o trabalho deles, e justamente por respeitar, sei que não é a voz deles ali publicada. É, em alguma medida, a voz deles, mas filtrada e editada pelos interesses do patrão. A liberdade de expressão até bem pouco tempo atrás era quase exclusiva dos detentores do acesso aos meios de comunicação em massa. Só que essa era está acabando. Um post modesto meu espinafrando o Manuel Carlos foi twittado por uma amiga e retwittado por mais algumas pessoas. Não tenho a menor idéia de quantas pessoas o leram, porque não tenho contador de visualizações, mas com certeza meu texto alcançou meios por onde eu não circulo e atraiu alguma atenção para a minha opinião. Projetando isso exponencialmente, eu só posso ter a esperança de que um dia tenhamos acesso a uma maior diversidade de pontos de vista, o que nos obrigue a desenvolver maior senso crítico para analizar qualquer informação recebida. Serei eu uma otimista?

7 comentários:

  1. Quem governa o Brasil é a globo e nao o Lula. A globo usa a sua massa de manobra pra fazer o que quer e pra que o povo pense o que ela quer.
    Sobre a brincadeira do Galvão, o cara é chato, todo mundo sabe... qm nao ta afim de ouvi-lo, muda de canal, melhor que ficar inventado historia! beijos

    ResponderExcluir
  2. Só uma obs, nao apoio a globo e nem o galvão!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Iara.

    Eu acredito na força da blogosfera e de outros meios de multiplicação de notícias com várias faces. Não vivemos mais na era da notícia única, moldada para atender interesses específicos de quem detém o poder; a manipulação acontece, claro, mas agora há luzes no fim do túnel, outras vozes fazem barulho. E redes como o twitter acabam tendo um papel fundamental nesse modelo. Não podemos ignorar que a TV aberta e as grandes revistas ainda são um instrumento poderoso de manipulação das massas, mas até seus diretores e redatores já reconhecem que o tempo em que eles eram donos absolutos da palavra faz parte do passado.

    Beijos,
    Rita

    ResponderExcluir
  4. Post brilhante, como sempre.
    Tu é foda, nega.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu espero que vc seja uma visionária e não uma otimista. ;)! Eu acredito muito que a internete possa difundir opiniões diversas e plurais.

    ResponderExcluir
  6. Paula,

    Eu discordo de você. Eu acho que a Globo tem muito poder, isso é inquestionável, mas se ela realmente mandasse no país não haveria a menor diferença pra eles entre quem é eleito presidente. E faz.E sobre o inventar história... eu também acho importante. Acho que as pessoas tem que começar a ter a manifestação como hábito. Hoje é o Galvão, amanhã pode ser algo sério.


    Rita,

    Pois é, é uma fase de transição ainda, né? Acho até que se a educação não melhorou ao mesmo passo que a renda é porque o potencial é imenso. Imagine meios + capacidade crítica? Os caras tem que ter muito medo.

    Maricota,

    Você não tem ideia do quanto esse elogio representa pra mim. Quando eu falei em "queridos amigos jornalistas" você sabe em quem eu pensei, né? Então dar pitaco em algo que lhe é tão sensível e receber um elogio seu é maravilhoso.

    Drixz,

    Pois é. A internet tem muito poder. E ela é muito recente, e ainda não atingiu todo o seu potencial, tá spo amadurecendo.

    ResponderExcluir
  7. "Mas a Globo se apropriou e quer passar a idéia de que é uma brincadeira carinhosa com o locutor tão querido" por que eu nao estou surpresa? a globo sempre faz dessas: transforma, maquia. alguns vao dizer que isso nao eh grave, porque se trata somente do galvao, mas a gente sabe que isso nao eh verdade. a globo foi capaz de esconder a campanha pelas diretas? entao! pode fazer muito mais.

    mas nao sei, acho que ainda vai demorar decadas ate que a gente tenha um sistema de comunicacao mais democratico, aberto. o que eu vejo no brasil sao pessoas realmente hipnotizadas pela globo. eu sei que as opinioes da minha mae, os medos dela, sao os medos que a globo repassa. e ela assite outros jornais, outros canais, mas pra mimvai tudo na mesma onda. muda um pouquinho aqui e la, mas a globo continua forte. pode ate nao eleger um presidente, mas chega pertinho.

    ResponderExcluir