terça-feira, 10 de novembro de 2009

A playboy da Fernanda Young

Eu não gosto da Fernanda Young. Assumo mesmo, acho muito chata, do tipo que se acha muito inteligente. Sabe rebelde de botique? Pois é, tenho preguiça de quem diz coisas pra ser polêmico, trabalhando para instituições mainstream. Sabe assim, a pessoa se acha moderna porque tem a "coragem" de raspar a cabeça e usar tatuagens (longo bocejo....)?

Não tenho absolutamente nada contra ela posar pra Playboy. Nem sei se eu tenho algo contra a Playboy em si, eu teria que pensar um pouco - e eu tô compreguiça agora. Porque se eu defendo que a mulher pode dispor de seu corpo como quiser, porque ganhar uma grana com ele seria ilegítimo?

O que me irrita nessa história é sua vontade de parecer "superior" às ex-BBBs porque, afinal, ela é uma pessoa que publicou 8 livros. Pra começar que publicar livro não prova porra nenhuma, que a gente sabe. Essa coisa de se afirmar mais inteligente que suas colegas capa é tão insegura e arrogante! Porque eu tenho que acreditar que ela é mais inteligente que, sei lá, a mulher-melancia? Só porque a mulher-melancia é famosa pela bunda, não quer dizer que ela seja uma estúpida. Só quem conclui isso assim, sem uma análise mais profunda, pode assumir que o fato da Fernanda Young ter publicado 8 livros atesta sua inteligência. Então, ela entrar pro clube, mas afirmar que é melhor do as outras é péssimo (aliás, ela já é do mesmo clube das ex-BBBs: é todo mundo funcionária da Globo). Fica pior ainda porque ela disse que "seria bonito" vender mais do que as ex-BBBs, o que eu li uma vibe de inteligência x reality shows. Como se a suposta inteligência dela devesse ser cultuada até na Playboy.

A cereja do bolo foi quando eu li, acho que ontem, que posar para Playboy uma vingança "a uns 3 babacas que a deixaram". Fico imaginando a cabeça de uma mulher, que se autoproclama inteligente e bem-resolvida, fantasiando que o ex vai olhar a Playboy e dizer: "Como eu sou burro de ter dado um pontapé na chata da Fernanda! Ela é mó gostosa, virou a até coelhinha da Playboy". Só posso ter muita vergonha alheia pela pessoa que expõe seu corpo para obter a aprovação de homens com quem se relacionou no passado. As ex-BBBs são mais espertas: elas, dizem, pra quem quiser ouvir, que vai ser legal ganhar essa grana pra comprar um apartamento. Quem é mais inteligente e independente aí?

7 comentários:

  1. Iara, eu tb nunca curti muito a Young, ela é muito barulhenta. Não tenho muita paciência; só de me imaginar falando - sem parar -como ela fala, já me doi o maxilar...
    (E olhe que sou barulhenta e bato o pé no chão)

    Achei o ensaio dela lindo. Ao meu ver, tão belo quanto aos das mulheres frutas; um tiquinho mais bizarro e menos convencional, talvez...(o marido aqui gosta/prefere a estética das frutas. ô dó)

    Sobre ela se considerar melhor que as BBB...Juro que não sabia dessa! Maigóde, estou por fora de tuuuudo.
    Pra mim não há diferença alguma ali, no produto final....
    Já essa firmação incessante por parte dela acaba a deixando mais idiota do que talvez seja...

    E realmente, que vibe é essa de mulheres frutasXmulheres inteligentes? Cruzes, pra que isso? Isso soa insegurança e passa longe do que talvez seja considerado inteligente.

    Mas e esse último bafão aí? O do querer esfregar na cara dos ex's...Aiiiiiii, que horror!!!
    Foi verdadeiramente a cereja do bolo - com velinhas que formam a palavra: R-I-D-Í-C-U-L-A

    ResponderExcluir
  2. Iara, eu tenho muita va também da Young, apesar de gostar dela sabe. Eu acho que ela quis pontuar o fato de realmente não ter nenhuma escritora (boa ou ruim) que pose para a playboy. Alias, nem é uma questão feminina isso pq as revistas masculinas tb não estão recheadas de homens escritores. As outras declarações são mesmo pra chamar a atenção pra si e eu poderia discursar horas achando ridiculo isso tudo, mas não sou artista e não sei o qual o limite de cada um pra vender seu peixe. No entanto, me incomoda muito alguns comentários e piadas a respeito do "recheio" da revista dela, do ensaio. Pq são todas machistas. E só vem confirmar o preconceito com alguém como ela, diferente (escritora, tatuada, cabelo curto e etc). Neste caso, as piadas só reafirmam a diferença dela pras outras. Talvez seja até bom pra ela. Não sei quem vai se interessar em comprar, mas tudo que ela disse, bobeira ou não, é exaustivamente confirmado pelos comentários e piadas sobre o fato dela posar.

    ResponderExcluir
  3. Vanessa,

    Então, eu tenho que assumir que tenho uma queda por fofocas de celebridade. Eu não compro a Caras, mas leio futilidades na internet de graça. Daí que acabei nessa notícia dela, e me encheu o saco horrores esse discurso. Ela é bonita e é inteligente sim, mas cansa a beleza dos outros ficar se afirmando assim. Por outro lado, tem o que a Haline comentou, da auto-promoção, que faz parte do negócio. Relamente não tinha pensado nisso...

    Haline,

    Você tem razão, deve ter muita auto-promoção no discurso dela, claro. E sem auto-promoção, sem "causar" (odeio essa expressão, mas às vezes ela é ótima), não vende, e o objetivo do ensaio é esse, né?
    Nem comento o machismo, viu? Danilo Gentilli e etc fazendo o que se espera deles, né? Lógico, é lamentável. Mas acho que o discurso dela também é muito machista, sabe? Parece que precisa provar que se pode ser bonita e inteligente, e o jeito é tendo a beleza aprovada pela Playboy. Tem uma necessidade de aprovação aí que me incomoda muito. Aliás, minto: uma imposição de aprovação. Pelo discurso dela, parece que aprovar a nudez dela significa aceitar que mulheres inteligentes podem ser também sexualmente atraente paras as massas. É lógico que eu sei que a lógica machista quer que a gente pense que a uma escolha a fazer entre beleza e inteligência. Mas eu acho que ela assume esse discurso quando quer se vender como exceção, porque tá assumindo que quem veio antes dela, ou pelo menos a maioria, é gostosa e burra.

    ResponderExcluir
  4. Iara, se vc acompanhar as coisas q ela diz, vai ver que ela fala de baixa auto estima, que já tentou se matar por inadaptação e etc. Independente de ser verdade, o mktg dela trabalha em cima disso, então não pega tão mal ela querer se auto afirmar e tals. Qto a ter classificado como burras, outras pessoas, inclusive dando nomes, ela perdeu a ótima oportunidade de ficar quieta. Tanto pela va, qto pelo mktg disso em si. Pq o publico que comprar é masculino e, normalmente, machista. Há até enquete de "vc compraria" e a maioria diz não, homens e mulheres.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Haline, eu entendo muito a questão da auto-estima, da necessidade de afirmação, aprovação, tudo isso. Entendo intimamente, porque é a minha história. Eu também já quis me matar por me sentir inadequada e até outro dia, me sentia muito feia. Eu respeito isso, respeito muito ela se curtir e posar nua como uma forma de celebrar o próprio corpo. O que me incomoda é conferir essa legimitidade toda à Playboy, sabe? Porque uma pessoa que se afirma diferente o tempo todo tem essa necessidade de ser aceita pelo mainstream? E pior, e se Playboy dela encalhar nas bancas, significa alguma coisa além de prejuízo comercial?

    Por outro lado, fico lembrando de nosso diálogo com a Aline na époco do LD, os argumentos de "ok, mas porque mostrar o sutiã justo pra esses caras?" e me sinto incoerente. Porque é a mesma questão: quem foi que me disse que a Fernanda Young tem que ser subversiva? Acho que ela tá confortável no papel de rebelde-chic, beleza. Se ela não me convence, é um problema meu, ué.

    ResponderExcluir
  6. Iara, tambem tenho esse dilema. Ao mesmo tempo q tenho raiva qdo alguem cede ao sistema, penso que essa pessoa pregou uma piada ao mesmo tempo, circulou pelo mainstream e foda-se. Ela não faz parte daquilo e tals. Como no ld, as meninas não dão bola pra aqueles caras, não significa isso, enfim. Mas eu não colocaria minha foto, entende? É meio isso.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nossa concordo com TUDO que vc disse.
    Como afirmaram aí em cima, tb discordo das criticas do "recheio" da revista. Não vi a Playboy, mas como de gato "aparentemente" a Fernanda Young é diferente do padrão único de beleza, criticar o conteúdo pe totalmente machista né..
    Mas tirando a diferença 'estética" da Fernanda Young e as outras gostosonas, não vejo superioridade (como ela gosta tanto de afirmar) da Fernanda Young.
    Livro qq um publica hj em dia, basta vender.
    Não gosto dela, nem acho que contribui p o debate a meneira como ela conduziu a apariçaõ na Playboy.
    Isto é, acho válido um padrão diferente "esteticamente! aparecer na Playboy, mas as razões dela e a propaganda são ridicularmente tristes e preconceituosas.

    Acho que é só...dorei..
    Bjos!

    ResponderExcluir